Ética profissional é tema de palestra do 10° Congresso Estadual de Profissionais em Cuiabá

9 de julho de 2019, às 14h12 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Compartilhar esta notícia

Os profissionais presentes durante o 10° Congresso Estadual de Profissionais realizado segunda-feira, 08 de julho no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE) participaram da palestra sobre “Ética profissional”, ministrada pela coordenadora nacional das Comissões de Ética dos Sistemas Confea/Crea, engenheira civil   Flavia Roxin Bretas.

Durante o encontro, a coordenadora destacou a responsabilidade e ética profissional, responsabilidade técnica administrativa, civil, penal ou criminal. Ética, relações justas e aceitáveis. “ Entendemos que a ética profissional é uma maneira na qual o ser humano conduz o desenvolvimento de suas funções, obedecendo aos princípios que regem a moral, o respeito, o conhecimento, o sigilo profissional, o relacionamento e a caridade humana. Prática de infração e aplicação de soluções”, detalhou Flávia.

Ao destacar os pontos éticos, a coordenadora explanou sobre o “desgaste da imagem profissional” que afeta a classe e os colegas de profissão e acaba gerando mal-estar na sociedade, a exemplo do desabamento  do Viaduto Batalha dos Guararapes em Minas Gerais em 2014.

“Entre as principais infrações éticas estão: o abandonar de uma obra, ou contrato, voluntária e injustificadamente. Apresentar falsos argumentos para vender serviço. Perito que não entrega laudo, bem como prática de acobertamento”, disse a coordenadora.

“ Os encontros oferecem às profissionais oportunidades de espaço para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. A participação dos profissionais é muito importante, especialmente na primeira etapa, em sua Inspetoria, pois é uma forma de avaliar, debater e apontar melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho”, detalhou o presidente do Crea-MT, destacando que o Congresso Nacional de Profissionais (10° CNP) será realizado de 16 a 19 de setembro durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, 76° Soea, em Palmas no Estado de Tocantins.

Para a coordenadora do 10° CEP, Marciane Prevedello Curvo, o Congresso Estadual de Profissionais é promovido a cada triênio, através do Sistema Confea/Crea e Mútua. O encontro dispõe de diretrizes para serem encaminhadas para Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. É como se fosse um plano diretor do Sistema, na qual recebe todas as propostas de profissionais da capital e do interior de Mato Grosso, dessa forma fazer o planejamento de três em três anos. São resoluções novas, leis e diretrizes orçamentárias e normativas do Sistema Crea.

O resultado do congresso estadual será discutido no Congresso Nacional de Profissionais (10° CNP) em 16 a 19 de setembro durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, 76° Soea, em Palmas no Estado de Tocantins. A mesa foi composta pelo presidente do Regional Mato-Grossense, João Pedro Valente, o diretor –financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) nacional, Juares Samaniego e o conselheiro federal, André Schuring. Na oportunidade, foi realizada a eleição dos delegados que representarão Mato Grosso no Congresso Nacional de Profissionais.

Nomes dos eleitos com mandato:

Eng. Agrônomo Clóvis do Lago- microrregional de Primavera do Leste; Eng. Agrônomo Marcelo Capellotto, microrregional Rondonópolis; Eng. Civil Luanna Crisina  Lima, Estadual Cuiabá; Eng. Sanitarista Giuvania Soares, Estadual Cuiabá; Eng. eletricista Edson Domingues de Miranda,Estadual Cuiabá.

Nomes dos eleitos sem  mandato:

Eng. florestal, Lázaro Ferreira Rodrigues, microrregional Tangará da Serra; Eng. florestal  Vinicius da  Silva Martins, microrregional Alta Floresta; Eng. Civil Elisabete Rodrigues de Matos, microrregional Primavera do Leste; Eng. civil Tércio Maico de  Paula,  Estadual Cuiabá;  Eng. Civil Luiz Tércio Monteiro, Estadual Cuiabá; Eng. mecânico, Marcos de Sousa, Estadual Cuiabá.

 

“ O Congresso é de grande importância para a engenharia. O encontro passa uma visão ampla de como é o sistema e apresenta propostas que serão levadas para o evento CEP nacional. Outro passo importante durante os encontros promovidos em seis microrregionais, foi a participação mássica de profissionais e conselheiros do interior de Mato Grosso”, conselheiro, eng. Eletricista Edson de Miranda.

Treinamento de ART

Durante o 10° CEP nas microrregionais e em Cuiabá foi realizado treinamento referente ao Manual de Preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Para o Superintendente Operacional do Crea-MT, Giovani Marcos Bertol, o preenchimento da Anotação de Reponsabilidade Técnica (ART) , de forma correta, é de suma importância para o profissional do Sistema Confea/Crea, pois isso se reflete no acervo técnico e também, diretamente, na fiscalização. Ao constatarmos as dificuldades que os profissionais encontram na hora de realizar o preenchimento das ART’s decidimos trazer essas questões para discussão no evento.

“ Juntamente com o Treinamento para preenchimento de ART, destacamos, também, o tema Livro de Ordem, por conta da Decisão Normativa n° 111. Estamos sujeitos ao registro do Livro de Ordem, então os serviços de engenharia e execução precisam ter o Livro de ordem preenchido. Por força normativa, o Livro de Ordem é utilizado para comprovar a efetiva participação dos profissionais naquele empreendimento.

Ainda segundo Giovani, em determinado momento o profissional precisará do acervo técnico e para isso será necessária a apresentação/entrega do Livro de Ordem. O profissional pode ser fiscalizado quanto a sua efetiva participação nos serviços contratados e o Livro de Ordem é a forma adequada de comprová-la. É preciso criar o hábito e comprovar a efetiva participação nos serviços, garantindo maior segurança, inclusive, ao profissional.

De acordo com Renilda Alcântara, gerente Operacional do Crea-MT, muitos profissionais têm dúvida de como preencher corretamente a ART e esse fato faz com que eles tentem sanar essas imprecisões por telefone ou mesmo pessoalmente, o que acarreta em grande demanda no atendimento e dificuldade no suporte via telefone. Pois muitas chamadas são de longa duração.

“Com essas palestras iremos apresentar aos profissionais onde encontrar as informações no site, pois o manual encontra-se disponível online, além de orientar na pratica o preenchimento de ART e sanar o maior número de duvidas possíveis”, explica Renilda.

Durante o encontro, o diretor –geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua –MT), Adjane Prado expões os benefícios que a Mútua oferece a seus associados. Entre eles: previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.

 

Texto: Cristina Cavaleiro/Fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT