Poeira de estrela: Como surgem os elementos químicos?

No próximo dia 13 de junho de 2019, das 18h às 22 horas, ocorrerá na sala 8 do Bloco didático II, da Universidade federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá o minicurso “Poeira de estrela: Como surgem os elementos químicos? ”. A atividade é direcionada para estudantes universitários e professores de ensino médio e fundamental, e demais interessados no assunto.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Para um esforço simbólico para aumentar a sua consciência global e a educação em ciências básicas. Esta é uma oportunidade para se refletir sobre muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história e relação com outras ciências.

O minicurso será ministrado pelo professor Msc. Caiubi Kuhn. A atividade é desenvolvida pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Várzea Grande e conta com apoio da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE). O minicurso é uma iniciativa do Projeto “Qualificação Continuada em Geociências” e faz parte do conjunto de ações do Programa de Extensão “Educação, Geociências e Mineração”.

A atividade do projeto pretende auxiliar professores do ensino básico na apresentação das ferramentas e conteúdo para que possam utilizar em sala de aula com os seus alunos. Durante o minicurso serão abordados temas sobre a formação dos elementos químicos, os tipos de estrelas, como sabemos as informações sobre estrelas e planetas, a formação do sistema solar, os tipos de planetas, o planeta Terra, a formação dos minerais e o uso dos elementos químicos no nosso dia-a-dia, relação com a geociências e formas de trabalhar o assunto em sala de aula.

Para fazer a inscrição a pessoa deve preencher um formulário on-line (link abaixo). O minicurso é gratuito, mas as vagas são limitadas a 40 pessoas, então corra e faça já sua inscrição. Serão disponibilizados certificados de 4 horas aos participantes.

Para mais informações encaminhe um e-mail para qualificageociencias@gmail.com ou entre em contrato com a Secretaria da Faculdade de Engenharia através do telefone: (65) 3615-6296

Faça já sua Inscrições pelo link:

Página no facebook do projeto:

Mais informações sobre o projeto de extensão podem ser consultadas na página da ação.

Graduado em Geologia (2011), Mestre em Geociências (2014) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua como professor no Faculdade de Engenharia, campus Várzea Grande, Universidade Federal de Mato Grosso. Além disso, exerce a função de Vice-Presidente da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), Diretor de Assuntos Parlamentares da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) e Conselheiro-Titular no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).