Exportações de MT superam os 10% no primeiro semestre deste ano

1 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Os dados da exportação de Mato Grosso divulgados nesta quarta-feira revelaram um crescimento de 10,6% neste ano. A porcentagem representa o valor de US$ 3,26 bilhões, maior do que o apresentado no acumulado do mesmo período de 2006, que somaram US$ 2,95 bilhões.

Em agosto de 2007, as exportações mensais foram de US$ 546 milhões, 16% acima do valor do mesmo mês em 2006 e 32% maior do que em julho deste ano. Os números são da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

A grande surpresa: Milho

Na pauta de exportações, o milho é a grande surpresa do ano e refistrou no acumulado de janeiro a agosto um aumento de mais de 1.600% no valor exportado e mais de 1.000% em volume, superando 1,39 milhão de toneladas com aumento de 53% da cotação internacional do produto, no período considerado. O aumento expressivo na exportação do produto foi gerado, em parte, pela enorme pressão da demanda americana do produto para a produção de etanol.

As exportações do Complexo soja, até agosto deste ano totalizaram US$ 2,18 bilhões registrando queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. O valor exportado do grão de soja foi de US$ 1,51 bilhão contra US$ 1,74 bilhão em 2006, uma redução de 13% resultante da queda, ainda maior, de 26% no volume físico exportado, mesmo com o aumento de 17% no preço externo do produto, no período considerado. As vendas da soja agora representam 67% do valor das exportações estaduais, caindo em relação ao ano passado, quando respondia por 78% do total exportado.

Já os sub-produtos da oleaginosa (farelo e óleo de soja), registraram aumentos no faturamento de 15 e 31% respectivamente, por conta do aumento nas cotações internacionais de 12,5% no farelo e de 42% no óleo, compensando a redução no volume exportado de 7,8%, no caso do óleo, e aumento de apenas 2,4% no farelo.

Carnes

As exportações de ouro e de diamante podem ser consideradas também como destaques, evoluindo acima de 200% tanto em faturamento quanto em volume físico, por conta de recentes medidas de certificação adotadas, especialmente no caso do diamante. Os principais destinos dos produtos mato-grossenses continuam sendo os países da Comunidade Econômica Européia, com destaque para a Holanda e a Espanha, que respondem por praticamente 47% do total exportado, seguidos pela Ásia, liderada pela China, com 30% das compras e o Oriente Médio com 5,7% do total.

Nas importações, prevalecem os insumos agropecuários que respondem por praticamente 80% do valor das compras externas, complementadas por máquinas e equipamentos, além do gás natural da Bolívia, cujo suprimento ainda não está equacionado. Para o assessor econômico da Fiemt, Carlos Vitor Timo, “as perdas cambiais pela valorização do real frente ao dólar, comparando agosto de 2007 com o mesmo mês do ano passado, podem ser estimadas em R$ 620 milhões, valor significativo e que mostra bem o efeito negativo do câmbio valorizado para as nossas exportações”, disse.

Os principais fornecedores externos do Estado são, pela ordem, a Rússia com 22,5% do valor importado, o Canadá com 11%, seguidos de diversos outros com menores participações, tais como a China, a Argentina, a Alemanha, os Estados Unidos e outros, que vendem entre 7 a 4% do que Mato Grosso está importando neste ano.

Fonte:TVCA