Falta de chuva deve atrasar plantio no Estado

14 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A Aprosoja acredita que o plantio este ano deverá sofrer atraso devido à ausência de chuvas em todo o Estado. “Temos região que estão com mais de 90 dias sem chuva. Não há como iniciar o plantio agora”, afirma.

Até mesmo a região de Lucas do Rio Verde (360 quilômetros ao médio norte de Cuiabá), que costuma plantar ser o primeiro município a plantar soja no país, deverá postergar o plantio por pelo menos duas semanas. “Aqueles que se precipitarem correm o risco de perdas”, alerta o presidente da Aprosoja.

ARROZ – Para o arroz, a expectativa é de que a área plantada este ano mantenha a mesma área da safra anterior, 400 mil hectares. “Este ano o custeio saiu com atraso e isso deve repercutir na área plantada”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan.

Segundo ele, o preparo da terra também está atrasado, mas 90% das negociações relativas à compra de insumos já foram travadas com as tradings.

Os produtores de arroz acreditam que o dinheiro do Banco do Brasil, destinado ao custeio, vai servir só para pagar as despesas de plantio e garantir a manutenção da lavoura.

Galvan também prevê atraso no início do plantio de arroz por conta da falta de chuvas. “Os produtores estão apenas aguardando as primeiras chuvas para plantar. A nossa previsão é de que o plantio comece no final deste mês”.

Galvan afirmou que as perspectivas para este ano são melhores em função da recuperação dos preços no mercado internacional. Mesmo assim, não deverá haver aumento de área. (MM)

Fonte:Diário de Cuiabá