Fiscal vai às ruas parar tirar cartazes
14 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Há quase 27 anos, o fiscal da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), Veríssimo Lemes do Nascimento, percorre as ruas e avenidas de Cuiabá combatendo a poluição visual. Só neste ano, ele já aplicou 30 autos de infração.
Com uma espátula na mão, adquirida por ele mesmo, Veríssimo Lemes arranca todo cartaz ou panfleto afixado irregularmente em espaços públicos, como postes e pontos de ônibus. “Eu percorro todos os dias avenidas como Getúlio Vargas, Isaac Povoas, CPA, Fernando Correa, Mato Grosso e Miguel Sutil”, disse.
Veríssimo Lemes explica que, antes de emitir o auto de infração, comunica o infrator que está praticando uma irregularidade. “Eu ligo e aviso que não é permitido colocar os cartazes. Se insistir, é aplicada a multa”, disse. A multa de natureza leve fica em torno de R$ 300.
Ele acredita que seu trabalho de conscientização vem tendo resultado, pois só no ano passado foram aplicados 282 autos de infração.
“Este ano, diminui e a cidade fica cada vez mais bonita e limpa”, comentou.
A infração, que também ocorre nos bairros da cidade, é pratica cometida por pessoas físicas, empresas, associações, igrejas e até órgãos públicos. Conforme Veríssimo Lemes, a Lei 004/92 e o Código de Postura do município proíbem a colocação de cartazes em qualquer logradouro público.
“Lixo sempre é um grande problema. Por vezes, me deparo com algum cidadão que se posiciona contrário à retirada das propagandas e não é raro sofre ameaças”, disse.
Ex-sargento do Exército e funcionário público da prefeitura de Cuiabá desde 1980, Veríssimo Lemes comentou que seu trabalho tem total apoio do Juizado Volante Ambiental (Juvam).
“Atua com base na lei. O Juvam me concede integral apoio logístico e até mesmo segurança para poder realizar o meu trabalho mais tranquilamente”.
Denúncias de poluição visual podem ser feitas pelo telefone 9227-4961.
Fonte:Diário de Cuiabá