Fiscalização busca segurança dos foliões mato-grossenses

13 de fevereiro de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Os foliões mato-grossenses devem estar atentos a medidas de segurança durante o carnaval. Todo evento que receba um número de pessoas em área aberta ou fechada deve atender a procedimentos específicos que resguardem a saúde e a própria vida dessas pessoas. Por isso, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e parceiros estão visitando 12 cidades e orientando sobre procedimentos a serem seguidos para a realização de shows, eventos e carnavais de rua.

A Fiscalização Preventiva e Integrada (FPI) teve início dia dez deste mês e prossegue até 20 de fevereiro notificando os prefeitos de Santo Antonio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Nossa Senhora da Guia, Acorizal, Rozário Oeste, Nobres, Rondonópolis, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá e Várzea Grande.

No documento encaminhado aos municípios existem itens sobre segurança pessoal, das crianças e providências que devem ser regularizadas junto ao Crea, Conselhos de Enfermagem e de Medicina, Juizado da Infância e Adolescência, Procon, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.

Junto ao Crea-MT o organizador do evento deve estar atento que a estrutura do local onde será realizado o evento deve estar de acordo com o projeto de layout de segurança, elaborado e executado por profissional habilitado e mediante registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

“Deve-se ter cuidado absoluto com objetos e adereços utilizados na decoração dos locais de realização de festas, evitando colocá-los próximo a instalações elétricas. E, para a montagem de estruturas de arquibancadas, camarotes e palcos é necessário que o responsável pelo evento apresente junto ao Crea-MT as ARTs referentes à elaboração dos projetos”, detalhou o coordenador da FPI, Engenheiro Civil Ézio Calábria.

A meta da “Operação Carnaval 2009” além de orientar todos os responsáveis pelos eventos de carnaval para que possam tomar todas as providências necessárias é de informar as autoridades competentes sobre a situação dos eventos, se estão regulares ou não, em tempo hábil.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT