Fórum de tecnólogos tem espaço durante a WEC 2008

1 de dezembro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O Presidente do Confea, eng. civ. Marcos Túlio de Melo, abriu no domingo, 30, o II Fórum de Valorização do Tecnólogo da Engenharia. Promovido pela Associação Nacional dos Tecnólogos (ANT), com o apoio de sindicatos regionais e do Conselho, o evento reuniu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães profissionais representantes de entidades de classe e de instituições de ensino.

Ao analisar as atuais demandas da categoria, Túlio de Melo destacou que todo processo de luta é árduo e exige organização, desprendimento e doação. “Os tecnólogos estão num momento importantíssimo na busca de reconhecimento por parte do Sistema Confea/Crea e do setor produtivo”.

Na abertura dos trabalhos, que prosseguem até o dia 2, o presidente da ANT, Jorge Guaracy, reiterou que o fórum tem o objetivo de debater políticas focadas no processo inclusivo, no reconhecimento, na integração e na valorização dos tecnólogos. A proposta é solucionar questões que restringem o exercício profissional. “Estima-se que apenas 20% dos tecnólogos existentes – cerca de 20 mil – estejam registrados no Sistema Confea/Crea”, avaliou Guaracy.

Para José Paulo Garcia, presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, a inclusão da pauta reivindicativa dos tecnólogos na WEC (World Engineers’ Convention) é uma conquista relevante. “Galgamos um espaço a mais na consolidação de nossa importância para o mercado. E vamos incluir no debate a proposta de criação de uma associação nacional focada no ensino tecnológico”, adiantou Garcia. O presidente da ANT complementou, reafirmando que discutir os rumos do ensino tecnológico e a criação de uma entidade que o represente é fundamental na construção de uma formação sólida.

Túlio de Melo concluiu afirmando que o Sistema Confea/Crea não pode e não deve interferir no processo de organização dos tecnólogos. “Nosso papel é abrir espaço para a consolidação dessa organização no Confea e nos estados. Faremos o que for possível. Uma das propostas é exatamente passar um pente fino na resolução nº 1.010 para que possamos adequar as atribuições de maneira correta e justa. Somos parceiros no resgate de um passivo de reconhecimento dos técnicos e dos tecnólogos”, finalizou Túlio de Melo.

Prêmio ANT – Durante o Fórum aconteceu a entrega do Prêmio ANT – Tecnólogo do Ano, onde foram concedidas homenagens a profissionais e entidades nas categorias Inovação Tecnológica, Empreendedorismo e Ensino Tecnológico com um meio de estimular e valorizar o exercício profissional. Foram premiados o tecnólogo e Dr. Rodrigo Motta Carvalho, a Cooperativa de Trabalho dos Técnicos Industriais e Tecnólogos do Espírito Santo, o Senai, os Centros Federais de Educação Tecnológica e o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza.

Lino Gilberto da Silva, coordenador do GT de Tecnólogo do Confea lembrou que existem similaridades no caminho percorrido por técnicos e tecnólogos. “Em diferentes momentos nós reivindicamos o reconhecimento por parte do Confea, da sociedade e das instituições de ensino que não têm claro o nosso papel”.

*Por Cíntia Ribeiro e Janine Gonzales