FPI das Escolas tem calendário alterado

21 de novembro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) a Escolas de Cuiabá e Várzea Grande que iniciou dia 10 deste mês com previsão para encerrar dia 28, teve seu calendário alterado. A ações prosseguem na primeira semana de dezembro.

De acordo com o coordenador da FPI o Engenheiro Civil Ézio Calábria, a fiscalização que já visitou nove escolas em Cuiabá será paralisada na semana de 24 a 28 de novembro, por que todos os fiscais do Crea-MT passarão por uma capacitação.

“De 25 a 28 de novembro, teremos que parar a fiscalização para acompanharmos uma importante capacitação que ocorrerá em Sinop, o Prodafisc, destinado exclusivamente a fiscais e promovida pelo Conselho. Mas retornaremos ao calendário normal dia primeiro de dezembro”, afirmou Calábria.

Desde o dia 10, nove das 21 escolas previstas já foram fiscalizadas, inclusive uma unidade para reeducandos. O principal problema encontrado pelos fiscais do Crea-MT é a falta de manutenção das estruturas. “Existem escolas com mais de dez anos de funcionamento em bom estado de conservação e escolas com apenas dois anos de inauguração que deixam a desejar por falta de manutenção e cuidados com a estrutura física da escola”, declarou Ézio Calábria.

Esta é a segunda ação fiscalizatória do ano que verifica as condições estruturais das instituições de ensino. A primeira ocorreu em janeiro e visitou dez unidades escolares. Esta segunda etapa tem objetivo de oferecer um novo período para os órgãos responsáveis adequarem as estruturas.

Além do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), outras sete instituições participam, o Corpo de Bombeiros, o Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Farmácia (CRF), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e as secretarias municipais de Meio Ambiente das duas cidades.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT