FPI realiza maratona de fiscalizações em Cuiabá
1 de dezembro de 2014, às 10h10 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Durante toda esta semana de 02 a 05 de dezembro, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realiza fiscalizações em orgãos públicos, em Cuiabá. Passarão pela vistoria o Almoxarifado Central da Secretaria Municipal da Saúde, a Casa de Apoio aos Portadores do Vírus do HIV – Lar da Solidariedade Casa da Mãe Joana, o Centro de Atenção Psicossocial do Verdão (Caps II), o Instituto Médico Legal (IML), a Policlínica do Planalto e o Centro Integrado de Apoio Psicossocial Adauto Botelho (Ciaps).
As fiscalizações terão início terça-feira, dia 2 de novembro, no Almoxarifado Central da Secretaria Municipal da Saúde, a partir das 14 horas, No dia 3 de novembro, a vistoria será realizada no Lar da Solidariedade Casa da Mãe Joana. No dia 4 a equipe fiscalizará o Caps Verdão. No dia 5 será a vez do Ciaps Adauto Botelho, encerrando-se a maratona com a fiscalização da Policlínica e do IML no dia 8, próxima segunda-feira.
Salvo o IML que é uma solicitação do Ministério Público Estadual, a FPI dos demais órgãos foram requeridas pelo Juizo da Vara Especializada Ação Civil Pública e Ação Popular da Comarca de Cuiabá, com o objetivo de se analisar a estrutura física, sanitária, de segurança e salubridade das edificações.
De acordo com o coordenador da FPI, Reynaldo de Magalhães Passos, essas operações reúnem em equipe instituições que possuem atribuição fiscalizadora com objetivo de alavancar medidas que salvaguardem a população de situações em que possa ser exposta a riscos quanto ao bem-estar, à saúde e até a própria vida da sociedade.
Participam da operação além do Crea-MT, membros do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura, da Vigilância Sanitária, do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MT), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MT), e o do Conselho Regional de Psicologia (CRP-MT).
Após o término das ações de fiscalização, a coordenação da FPI elaborará relatórios mencionando as não conformidades existentes, de modo amplo, para que se possa, com propriedade, compreender a situação dos estabelecimentos vistoriados. As constatações, sem apuração de causa, serão comprovadas com registros fotográficos, convalidadas por toda a equipe e em seguida encaminhadas às instituições solicitantes.