Friboi e Mataboi integram programa

4 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Dois frigoríficos da região sul do Estado já aderiram ao programa Pese Bem, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). A idéia é evitar divergências no peso da carcaça de boi vendida para a indústria. As balanças dos produtores foram instaladas nas unidades Mataboi, em Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá) e Friboi, em Pedra Preta (238 quilômetros ao sul de Cuiabá)

Em Mato Grosso, nove frigoríficos já aderiram ao programa. A quantidade representa 28% das 32 plantas industriais de carne instadas no Estado. O diretor financeiro da Famato e responsável pelo Pese Bem, Eduardo Alves Ferreira Neto, destaca que a meta até o fim do ano é implantar a balança em mais 14 frigoríficos mato-grossenses.

O programa também já está instalado nas unidades do Friboi de Barra do Garças, Cáceres e Araputanga, do Marfrig de Tangará da Serra e Paranatinga, do Frigoalta de Pontes e Lacerda e na planta da Sadia, em Várzea Grande. Segundo Eduardo Neto, o Pese Bem está em fase de instalação no frigorífico Bertin de Água Boa e no Frigoalta de Canarana.

Até o fim do ano as plantas do ISC, de Nova Xavantina e do Confrig, de Confresa, contarão com mais uma unidade de pesagem. Outro frigorífico que está sendo construído em Pontes e Lacerda, cujo nome não foi informado, também já aderiu ao programa. “Somente este ano serão cinco novas indústrias a integrar o programa da Famato”, lembra.

O funcionário do setor de Compras do Mataboi, Bruno Martins Dias, revela que para o frigorífico foi bom aderir ao programa. “É uma segurança a mais, tanto para o produtor como para o pecuarista”, frisa. Ele diz que o produtor sempre desconfiava da balança da indústria e que com a colocação de uma balança operada por eles o impasse foi solucionado.

Dias conta que a balança do Pese Bem foi colocada no Mataboi no mesmo dia em que o frigorífico abriu as portas em Rondonópolis, em fevereiro deste ano. A empresa, com matriz em Araguari, Minas Gerais, alugou no ano passado uma planta já existente – antes pertencente ao Rondofrigo. “Com isso aumentaram os elogios ao frigorífico”, ressalta.

O Friboi também foi procurado para falar sobre o programa, mas ninguém foi localizado. A informação passada pela assessoria de imprensa da empresa é que nenhum porta-voz do frigorífico pôde ser contatado. O Friboi também não informou há quanto tempo o Pese Bem foi implantado nas quatro unidades frigoríficas que o grupo empresarial possui no Estado.

PROGRAMA – O Pese Bem consiste na colocação de uma balança, dentro do frigorífico, controlada por uma pessoa contratada pelo Sindicato Rural. Quando as duas estão reguladas conforme os padrões do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), os pesos têm que ser semelhantes.

Fonte:Diário de Cuiabá