Frigoríficos querem realizar um acordo com os criadores

15 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Depois de um processo que já dura dois anos, pecuaristas e frigoríficos devem chegar a um acordo sobre a acusação de formação de cartel que corre no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Com a lei que autoriza o Cade a fazer acordos entre as partes, alguns frigoríficos já procuraram a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para saber se existe o interesse dos produtores rurais em interromper o processo.

Segundo Antenor Nogueira, presidente do Fórum Permanente de Pecuária de Corte da CNA, desde que ocorreu a mudança nas regras na semana passada, alguns frigoríficos já procuraram a entidade para saber se existe ou não o interesse do setor produtivo em fazer o chamado ajuste de conduta. “Esse interesse existe, mas ele vai se concretizar se haver um acordo entre todos os frigoríficos do Brasil e não apenas com aqueles envolvidos no processo”.

Os produtores entraram com processo no Cade em 2005, acusando um grupo de 11 frigoríficos de adotarem uma tabela única de preços para aquisição de boi. Desses frigoríficos acusados, quatro atuam em Mato Grosso, sendo Friboi, Marfrig, Bertin e Mataboi.

As acusações foram levadas à CNA pelo dono do frigorífico Frigoara, José Almiro Bihl, que inclusive gravou fitas de áudio e vídeo de uma reunião onde o presidente do Friboi, José Batista Júnior, declara abertamente controlar o mercado de carnes no Estado.

Além de um consenso entre as empresas frigoríficas, já está em elaboração na CNA, com a ajuda das federações estaduais de agricultura, um estudo sobre outros temas que comporiam uma lista de reivindicações que também seriam colocadas à mesa para negociar.

Entre os pleitos também deverá ser proposto o fim da tabela de preços, padronização e unificação nacional do sistema de comercialização de animais.(C/ Agência Estado)

Fonte:Gazeta Digital