Futuros profissionais do CreaJr de Barra do Garças conhecem Inspetoria do Crea-MT
19 de junho de 2017, às 15h11 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
.jpg)
O funcionário do Crea-MT, Pricente Santana, explicou aos estudantes como funciona os trabalhos realizados na Inspetoria, tais como o processo de obtenção de diploma, visto para trabalho no Crea é diferente daquele que o profissional é registrando e baixa da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Ele também falou que o Crea é responsável por receber e inserir no mercado de trabalho indivíduos graduados em cursos universitários, centros de educação tecnológica e escolas de nível técnico.
O fiscal do Crea-MT, Paulo Teodoro, fez uma breve explanação para os estudantes sobre como funciona o processo de fiscalização do Conselho e quais são os trâmites e ritos caso alguém seja autuado pelo Crea-MT, seja o profissional, seja o responsável pelo empreendimento. Além disso, falou da importância da fiscalização do Crea-MT, que ao defender a figura do profissional responsável nos projetos, o Conselho está, ao mesmo tempo, defendendo a sociedade.
"Os Agentes Fiscais do Crea realizam pesquisas internas e externas e diligências de rotina pelas ruas das cidades em que atuam, onde realizam visitas a obras, tanto de empresas privadas como de órgãos públicos, verificando a responsabilidade técnica pelos serviços executados. O responsável técnico precisa ser um profissional habilitado. E que ao constatar irregularidade, o Agente Fiscal procede à lavratura da Notificação ou ao Auto de Infração. Se este último não for atendido dentro das exigências da Lei, o Crea gera um processo administrativo, de acordo com a tipificação pertinente à atividade e/ou irregularidade encontrada” finalizou Teodoro.