Gestão correta dos resíduos da construção e adoção de matérias primas sustentáveis no setor
27 de janeiro de 2020, às 11h02 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – Abrecon, CNPJ nº 13.425.222/0001-06, com sede à Av. Francisco Matarazzo, 229, cjto 64, bairro da Água Branca, São Paulo – SP, vem solicitar ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-MT especial atenção às questões relacionadas a gestão dos resíduos da construção (RCD) e a adoção de matérias primas sustentáveis e ecológicas no setor.
A ausência de políticas e omissão do poder público na questão, associada à dificuldade de o profissional da área em entender a sua responsabilidade resulta num cenário caótico de descarte irregular de entulho, transporte inadequado dos resíduos e desvalorização dos serviços ambientais. Algumas cidades já não conseguem combater os crimes ambientais ligados ao descarte do entulho. O resultado é o número recorde de casos de Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Nesse sentido gostaríamos de solicitar a esta Entidade apoio na divulgação da campanha de combate ao descarte irregular de entulho e, se possível, a divulgação, aos engenheiros e agrônomos, de informações sobre a gestão correta do entulho na obra e adoção de matérias primas mais sustentáveis na construção.
Fonte: Abrecon