Governo do Estado prepara-se para recuperar estradas no período de chuvas

5 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Atoleiros em estradas sem pavimento e buracos no asfalto. Estas são as conseqüências do período de chuvas, que dura cerca de quatro meses no Estado de Mato Grosso. Para garantir a trafegabilidade nas estradas estaduais, o Governo do Estado planejou uma série de ações preventivas, que contam com a participação do Governo Federal, Associação de Produtores e Prefeituras.

No mês de Dezembro, será aberto Processo Licitatório de contratação de empresas para recuperação e conservação da malha viária. “O objetivo é ter empresas habilitadas a atuar nas situações de emergência, garantindo a trafegabilidade nas 12 regiões mato-grossenses”, declarou Vilceu Marcheti, secretário de Estado de Infra-estrutura.
Nas áreas onde atuam os Consórcios Rodoviários, uma cláusula contratual determina que a associação de produtores ofereça manutenção no trecho. Vale ressaltar que na modalidade, o Governo de Estado firma parceria com os produtores rurais para pavimentar as estradas. Atualmente, o governo estadual tem conveniado 2.530 km de consórcio, no qual 1.212 km foram concluídos.

Outro fato importante é a aquisição de maquinários pela Sinfra. A aquisição será intermediada pela Secretaria de Estado de Administração (SAD) e está prevista para o início de 2008. A expectativa é formar 12 patrulhas rodoviárias para atuarem nas estradas não pavimentadas. “Estamos prevenindo os problemas, no entanto não descartamos a possibilidade de fazer convênio com prefeituras, pois esta parceria sempre deu resultados positivos”, afirma Vilceu.

A utilização dos equipamentos reativados com o programa Pró-reforma é uma opção. Entre retro escavadeiras, pás carregadeiras, caminhões e motoniveladoras foram reformados 517 equipamentos. O Governo investe máquina municipal, enquanto o município compromete se a contribuir na manutenção das rodovias estaduais.

No que diz respeito às estradas federais, o Estado tem uma parceria com o Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (Dnit) para manutenção da BR-158. O convênio contempla serviços em 207 km, entre a divisa de Mato Grosso com o Estado do Pará e o entroncamento com a BR-242.

O valor da obra é R$ 4,4 milhões, dos quais R$ 3,9 serão oriundo da União e R$ 444,2 mil provenientes do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que destina 30% de sua arrecadação para a construção de casas populares e 70% para investimentos na malha viária estadual.

O período chuvoso começa no mês de novembro e a perspectiva é que acabe em Março. A ação da água na estrada traz conseqüências no desenvolvimento econômico e social dos municípios, tendo em vista que o transporte de produtos, insumos e mercadorias são realizados por via terrestre em 95% dos casos.

Fonte:Secom/MT