Governo entrega 386 moradias no interior

30 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Governo do Estado entrega nesta sexta-feira (31), às 10h, 386 casas populares do programa Meu Lar construídas, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio Programa Arrendamento Residencial (PAR). Rondonópolis será a cidade contemplada.

O contrato de parceria com o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF), para a construção do Residencial Jardim das Hortências, que vai beneficiar diretamente cerca de 1.930 pessoas, foi assinado em meados do ano passado com a Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra).

O valor total das moradias é de R$ 14.059.085,88, sendo que deste montante o Governo do Estado arcou com R$ 3.042.933,26. O investimento do Governo é para fazer com que o valor do financiamento diminua e os moradores paguem prestações mais baixas.

No PAR a Caixa financia a obra, e tem o valor restituído pelos moradores em parcelas mensais. O Governo do Estado investe de 10% a 30% do valor total, a título de fundo perdido, ou seja, dinheiro que não precisa ser devolvido aos cofres do Estado, o que garante um abatimento das prestações, bem como a garantia de 50% das casas para funcionários públicos.

As casas possuem toda infra-estrutura urbana como rede elétrica, água, saneamento básico e asfalto. O recurso estadual investido nos programas habitacionais vem do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que garante 70% de sua arrecadação para a melhoria da malha viária estadual e 30% para a construção de casas populares.

Além da Caixa e da Sinfra, outra importante parceira junto aos programas de habitação desenvolvidos pelo Estado é a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), pois é ela quem faz todo o trabalho de cadastramento das famílias e o sorteio das moradias.

Fonte:Gazeta Digital