Governo entrega obras e anuncia mais investimentos para Sinop
4 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
Ao chegar no município de Sinop (500 Km ao Norte de Cuiabá), na tarde deste sábado (02.06), para a inauguração de mais três obras do Governo do Estado na área da Educação, o governador Blairo Maggi anunciou aos jornalistas que Sinop receberá muito mais investimentos ainda no segundo semestre deste ano. “Entre esses investimentos previstos, uma das áreas que receberão muita atenção aqui em Sinop é a de pavimentação asfáltica urbana”, afirmou ele.
O governador chegou acompanhado do vice-governador Silval Barbosa e esposa, da primeira dama e secretária estadual de trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi e uma comitiva para a inauguração de duas escolas e da reforma e ampliação da unidade do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceprotec) no município.
Na inauguração da Escola Estadual “Reneé de Menezes”, no bairro Camping Club, onde foi recebido pela diretora Marta Marli Stamm, o governador se sensibilizou ao resgatar o histórico da luta daquela comunidade pela construção da escola. Ele citou os constantes pedidos do atual secretário Baiano Filho intercedendo na defesa daquele pleito até visitar pessoalmente a comunidade, que fica a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade e ver a necessidade extrema de uma escola na própria comunidade.
Com a escola inaugurada, aproximadamente 600 estudantes do Camping Club não vão mais precisar ser transportados até a cidade diariamente, como vinha acontecendo. A escola atendeu a esta demanda e resolveu o problema. A afirmação é do filho do homenageado, Ivanildo Ramos Vieira, que acrescentou ser um marco a inauguração da escola. “É uma conquista da comunidade associada à sensibilidade do governador Blairo Maggi, que visitou nossa comunidade e sentiu a necessidade”, disse ele. Ivanildo agradeceu a lembrança do nome de seu pai para denominar a unidade educacional.
O representante do Grêmio Estudantil da escola, Alexandro Dias Ferreira, também destacou como um dos maiores benefícios o fato dos estudantes da comunidade não mais precisarem se locomover até o centro de Sinop. “Estamos muito felizes porque a Educação chegou à nossa casa e não precisamos mais nos deslocar 20 quilômetros para estudar”, afirmou ele.
Depois de ouvir as manifestações, Maggi ressaltou que a melhor homenagem que uma pessoa pode receber é ter seu nome numa escola. “Esse nome será levado por muitos anos, pelos seus filhos, pelos seus netos. Ele ficará gravado na memória, como eu me lembro do nome do primeiro grupo escolar que freqüentei. Então é uma homenagem muito importante esta”, assinalou.
Maggi lembrou que o Governo do Estado inaugura cada escola na intenção de que ela cumpra o seu principal objetivo que é o de educar, transferir conhecimento para aqueles que mais precisam. Ao tomar conhecimento de que a demanda da comunidade poderá atingir 800 estudantes no próximo ano, Maggi sinalizou ao secretário Saguas Moraes que ele terá que se empenhar para construir pelo menos mais quatro salas de aula na unidade.
A unidade escolar possui seis salas de aula mais as dependências administrativas, biblioteca, sanitários, laboratório de informática, cozinha e refeitório e capacidade para atender uma clientela de 544 alunos no três turnos escolares. O governo investiu um total de R$ 841 mil nesta obra.
Na inauguração da Escola Estadual “Professora Edeli Mantovani”, no Jardim São Paulo, onde o governador e comitiva foram recebidos pelo diretor, Amorésio Coelho, Maggi foi cercado por crianças que o acompanharam na visita às instalações. Os agradecimentos ao governador pela obra ficaram a cargo do esposo da homenageada, Sérgio Mantovani.
O diretor disse que a escola sanou as dificuldades da comunidade, já que irá atender 2,2 mil alunos. O vice-governador Silval Barbosa observou que o governo tem feito muito pelo Nortão em diversas áreas.
A unidade possui 24 salas de aula, mais dependências administrativas sanitários, biblioteca, mais laboratório de informática, quadra poliesportiva, praça de alimentação, cozinha e refeitório. A unidade tem capacidade para atender 2,2 mil alunos nos três turnos escolares. O Governo do Estado investiu R$ 2,46 milhões nesta obra.
Em seguida inauguração da reforma e ampliação da Unidade de Ensino do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceprotec) “Professora Regina Helena Bongiovanne Moscatto”, onde assinou convênios de cooperação com entidades e a prefeitura de Sinop e à noite participou da abertura oficial da 23ª Exponop.
Participaram ainda da comitiva governamental, conduzida pelo vice-prefeito de Sinop, Aparecido Granja, os secretários; Baiano Filho (Esportes e Lazer) e Ságuas Moares (Educação), além do presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart e os deputados estaduais Juarez Costa e Dilceu Dal Bosco.
Fonte:Secom MT