Governo muda leilão do Madeira para 10 de dezembro

23 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O presidente da EPE – Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, informou nessa segunda-feira (22) que o leilão da usina de Santo Antonio, no rio Madeira, será realizado no dia 10 de dezembro.

Desta forma, o governo federal atende a um pedido de adiamento do leilão feito pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. Até esta segunda-feira, a data oficial era 29 de novembro.

Segundo a assessoria de imprensa da agência, foi apresentado ao ministério de Minas e Energia um cronograma mínimo para a licitação que prevê um tempo maior para que sejam incorporadas as diretrizes do leilão – que serão enviadas pelo ministério – e para que os competidores analisem o edital.

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, teria confirmado em Washington (EUA) o adiamento. A expectativa é de que a Aneel analise o edital na reunião de diretoria do dia 30. Por lei, o documento tem que ser lançado até um mês antes do leilão.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, as diretrizes para o leilão das usinas do rio Madeira deverão ser publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (23).

Na semana passada, ele havia dito que o documento seria publicado na última quarta-feira. As diretrizes deverão oficializar a data do leilão e trazer regras de governança para os consórcios.

O leilão de Santo Antônio já foi adiado outras duas vezes. Inicialmente, a licitação estava prevista para o dia 30 de outubro, mas foi remarcado para o dia 22 de novembro e depois para o dia 29 de novembro.

Fonte: Folha Online.