Governo quer fortalecer as ações da Empaer em Mato Grosso
17 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Leôncio Pinheiro da Silva, proferiu palestra sobre o novo modelo de atuação e a participação da empresa no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável,destacando que hoje o Estado tem 150 mil agricultores familiares e a meta da Empaer é atender até 2008, mais de 60% ou seja, 90 mil agricultores utilizando a tecnologia e o conhecimento gerado pelos técnicos, extensionistas e pesquisadores. A palestra aconteceu na quinta-feira (16.08) durante o IV Encontro Estadual dos Prefeitos, na Feira do Empreendedor, no Centro de Eventos Pantanal.
Pinheiro falou sobre as ações desenvolvidas pela empresa que tiveram como referência as diretrizes do Governo do Estado com ênfase nas políticas de inclusão social, focadas no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Ele citou a aplicação dos recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) que nas últimas cinco safras, o volume de recursos aplicados no crédito rural ultrapassou os R$ 312 milhões.
O vice-governador, Silval Barbosa fez a abertura dos trabalhos durante o segundo dia do encontro de prefeitos, organizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e falou que o Governo do Estado quer fortalecer as atividades da Empaer. Para que isso aconteça será necessário uma discussão dos trabalhos que serão executados dentro dos consórcios. Barbosa lembrou que a empresa presta serviço de assistência técnica adequada ao pequeno produtor rural.
Segundo o presidente, a empresa atende mais de 47 mil agricultores por ano, com uma demanda de 102,5 mil produtores rurais. Para reestruturação e revitalização da Empaer serão necessários recursos na ordem de R$ 22 milhões para modernização, adequação da estrutura física, capacitação de recursos humanos e outros. “Estamos buscando recursos juntos aos órgãos a fim de garantir o atendimento aos produtores e a participação efetiva nos 15 consórcios intermunicipais”, garante Leôncio.
Ele expõe aos prefeitos que os produtores rurais recebem os serviços de assistência técnica e extensão rural, Pesquisa e Fomento em 141 municípios através da operacionalização de 132 escritórios locais, 9 regionais, 2 centros de pesquisa, 6 campos experimentais, 4 viveiros de produção, 1 núcleo de laboratórios e 1 unidade operativa estadual que contam com uma força ativa de trabalho de 663 servidores. “Há 12 anos atrás, a empresa possuía 868 funcionários e naquela época o número de atendimentos e municípios era inferior ao que temos hoje”, contabiliza Pinheiro.
Para atender os consórcios, os técnicos da Empaer vão realizar o diagnóstico nos municípios, levantando as necessidades da região para elaboração do plano de ação. Conforme Filho já está sendo definido um calendário de visita dos técnicos para acontecer no mês de setembro em todos os municípios que compõe o consórcio.
Além do vice governador Silval Barbosa, participaram do encontro os secretários Cloves Vettorato, e o adjunto de Projetos Estratégicos, Neurilan Fraga,o secretário de Estado de Planejamento, Yênes Magalhães, o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, o deputado estadual, José Riva,os diretores da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, Jaime Bom Despacho da Costa, José Carlos de Freitas e prefeitos do interior do Estado.
Fonte:Secom/MT