Grupo de Trabalho do Meio Ambiente se reúne no Confea

23 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Brasília, 23 de julho de 2007

O Grupo de Trabalho do Meio Ambiente do Confea esteve reunido na manhã da última sexta-feira, 20 de julho, na sede do Conselho Federal. O encontro resultou em um balanço das atividades feitas neste ano. Na reunião, os integrantes do GT afirmaram que pretendem se reunir com comissões do meio ambiente dos Creas para avaliar propostas e planos de ações.

Foi destacada também a participação do GT na VI Convenção de Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada na cidade de Havana, em Cuba, no início deste mês. Na oportunidade, os integrantes adquiriram conhecimentos para ajudar a potencializar a atuação do Confea na sociedade. Além disso, eles firmaram contatos internacionais importantes para o Congresso Mundial de Engenheiros de 2008 (WEC, de World Engeneers’ Convention), como, por exemplo, o Catedrático da Universidade de Havana e coordenador nacional da Rede de Meio Ambiente do Ministério de Educação Superior de Cuba, Gilberto Javier Triniño, além de contatos alemães, portugueses e espanhóis.

O GT ressaltou, ainda, a reunião feita em maio com o Senador Renato Casagrande (PSB-ES). Casagrande é relator da Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas e a audiência tratou de análises de processos relacionados ao tema.

Na tarde da sexta-feira, os integrantes do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente se reuniram na unidade de suporte geotecnológico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O objetivo do encontro foi delimitar os cenários de atuação do Confea.

Ministério do Meio Ambiente
O GT esteve reunido com a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente na tarde de quinta-feira, 19 de julho. Uma das metas do GT ao visitar o Ministério foi buscar apoio para o Movimento de Cidadania pelas Águas.

Na oportunidade, o Ministério convidou o Grupo de Trabalho para ir à Expo Zaragoza – evento realizado a cada cinco anos na cidade espanhola. O MMA representará o Brasil na exposição e solicitou que o GT representasse o Confea. Em troca, o GT convidou o Secretário de Recursos Hídricos, Luciano Zica, para a WEC 2008.

Dentre as ações vinculadas ao Ministério, o coordenador do Grupo, eng. eletric. José Chacon, também destacou o convênio Guarda-Chuva, firmado entre MMA e Confea em 2004. Este é o único convênio que o Conselho tem com o Governo no âmbito da Agenda 21. O GT busca uma participação permanente do Confea nas ações da Secretaria de Recursos Hídricos. Estiveram presentes no encontro os representantes do GT – coordenador
Chacon, eng. eletric. Marcelo Morais e eng. civ. Odair Santos – e do Ministério – Secretário de Recursos Hídricos, Luciano Zica, e ex-Secretário de Recursos Hídricos João Bosco Senra.

Publicações
Entre as principais publicações feitas pelo Grupo de Trabalho do Meio Ambiente estão a Carta da Terra, Carta Mundial do Direito à Cidade, Fiscalização Preventiva Integrada da Baía do Rio São Francisco, Declaração Universal pelo Direito à Água, Manifesto em Defesa do Parque Nacional de Abrolhos e o Agenda 21 Empresarial. “Este último é um manual para estimular o desenvolvimento sustentável nas micros e grandes empresas”.

Fonte: Confea