Hoje, publicação de editais no Diário Oficial da União inicia renovação do plenário do Confea

2 de abril de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Este ano, profissionais de cinco estados e do DF elegem novos conselheiros federais. Presidentes de Creas e plenário do Confea, por sua vez, escolherão seus representantes para a Mútua, caixa de assistência.

Reunidos na sessão de número 1358, realizada semana passada em Brasília, os conselheiros do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) definiram o calendário eleitoral para a renovação de sete das 21 cadeiras do plenário.

Este ano, as Instituições de Ensino Superior renovam seu representante do grupo Agronomia, em 20 de outubro, durante a reunião anual da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (Abeas), em Campina Grande (PB). Os profissionais com registro nos Creas do DF, BA, CE, AM e Espírito Santo elegem, respectivamente, representantes das modalidades de Agronomia, Eletricista, Industrial, Civil e Arquitetura. Com Alagoas, ficou a responsabilidade de renovar a indicação dos técnicos industriais. Para essas cadeiras as eleições acontecem dia 30 de setembro

Os titulares e suplentes eleitos terão mandatos de três anos eleitos, a serem cumpridos no período 2010 /12.

O Colégio de Presidentes de Creas, dia 16 de junho, e os próprios conselheiros federais, dia 25 do mesmo mês, também votam e elegem, respectivamente, dois e três membros para compor a Diretoria Executiva da Mútua, caixa de assistência dos profissionais.

Os agrônomos que disputarão os votos durante a reunião da Abeas têm o dia 4 de junho como data limite para registrar suas candidaturas.

Todos os interessados em concorrer para renovação de 1/3 do plenário ou acompanhar o processo eleitoral têm no Diário Oficial da União e nos sites tanto do Confea quanto dos Creas a publicação dos editais referentes às eleições.

As decisões de numero 170, 171 e 172 tomadas na última sessão plenária e que fixam calendário já podem ser consultadas no site do Confea, no link Normativos.

Maria Helena de Carvalho
Assessoria de Comunicação do Confea