IBAPE-MT realiza IV Seminário de Inspeção e Manutenção Predial em Cuiabá

5 de novembro de 2024, às 16h41 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Com o objetivo de atualizar e qualificar profissionais da engenharia, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (IBAPE-MT) realizou, na última quinta-feira (31), o IV Seminário de Inspeção e Manutenção Predial. O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), viabilizado por meio do edital de chamamento público 001/24.

O seminário, realizado no auditório do Crea-MT, reuniu especialistas para promover discussões sobre práticas essenciais de inspeção e manutenção predial, fundamentais para a segurança e longevidade das edificações. A diretora-geral da Mútua, eng. civil Marciane Prevedello, foi uma das palestrantes convidadas, que foi representada pelo eng. civil Vagner Pinheiro. Juntaram-se a ele o eng. civil Palmiro Soares Lima Filho e o tenente-coronel BM Jean Carlos Oliveira, que abordaram temas práticos e normativos relevantes para a manutenção e conservação de edificações.

O tema destaque foi o Decreto n. 547/2023, que regulamenta a Política Estadual de Inspeção Predial e a obrigatoriedade da realização periódica de autovistoria nas edificações do estado. Este decreto regulamenta a Lei Estadual nº 10.492/2017, de autoria do deputado Max Rossi. O eng. civil Air Praeiro Alves, vice-presidente do IBAPE-MT, explicou que, assim como todos os elementos da natureza, as edificações envelhecem com o tempo e o uso, necessitando de manutenção contínua, que se detecta por meio de inspeções prediais.

Ele também ressaltou que o instituto tem como objetivo central a formação de profissionais de excelência em perícia de engenharia, fundamentada na prática contínua do aprendizado. “A excelência não é um fato, a excelência tem que ser um hábito”, afirmou, destacando a importância de uma capacitação que vá além do conhecimento teórico, com práticas que para garantem a segurança das edificações. O Ibape, por isso, busca formar e especializar profissionais por meio de palestras, workshops e visitas técnicas, isso reforça a importância da manutenção preventiva e da segurança da comunidade.

eng. civil Air Praeiro Alves

Na ocasião, o conselheiro eng. civil Darci Lovato, representante da diretoria do Crea-MT, comentou sobre o seminário: “São essas oportunidades que o Crea, por meio do chamamento público e com o apoio da Mútua, juntamente com as entidades de classe, garantiram um evento de qualidade. O seminário abordou um assunto importante e recente, que abre caminho para uma nova atividade na área da engenharia. Na minha avaliação, foi um evento muito produtivo. O Crea e o Ibape estão de parabéns.”

eng. civil Darci Lovato

A próxima edição do seminário ocorrerá em Rondonópolis no dia 22 de novembro, no auditório da UNEMAT, das 18h às 22h.

 

Texto: Maria Cecília Borges. Fotos: Igor Bastos – Equipe de Comunicação do Crea-MT.