Investidores querem teleférico em Chapada
28 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Numa proposta de incentivar o turismo regional, um grupo de investidores prepara um encaminhamento ao governador Blairo Maggi no intuito de ter parecer sobre um projeto elaborado há seis meses propondo a construção de teleféricos nos entornos do precipício em Chapada dos Guimarães. O projeto tem recebido o apoio do ex-secretário estadual de Turismo e consultor do Sebrae-MT, Agripino Bonilha Filho, que informa que o texto indica dois possíveis pontos nos arredores do centro da cidade e outros quatro pontos dentro do Parque Nacional, área sob o controle e competência do Ibama-MT.
O custo da obra, segundo Bonilha, está orçado inicialmente em R$ 1,8 milhão para uma linha teleférica de 400 metros que seria do tipo cabine para até seis pessoas e atravessaria o centro do vale de Chapada. Outra extensão seria construída para contornar em 360 graus os paredões do vale de pedra cuja altura é de aproximadamente 150 metros. “Neste segundo projeto, o teleférico seria de cadeirinhas duplas com espaçamentos intercalados. Cada quilômetro de acréscimo na extensão do teleférico representa um adicional de R$ 1 milhão”.
Bonilha diz que o impacto ambiental seria mínimo já que para cada base de sustentação a área de ocupação é de apenas 4 metros quadrados. A questão participativa é um dos pontos a ser definido e propõe um envolvimento de 50% pelas trades turísticas, o que funcionaria como um estímulo natural das operadoras divulgarem a região, e 50% pelas empresas construtoras. Isso incluiria a responsabilidade administrativa.
“Com a criação deste novo atrativo turístico, Chapada dos Guimarães entraria na rota das prioridades das operadoras e aumentaria a movimentação anual de público na região que é de 250 mil pessoas”.
O consultor diz que com base nas informações fornecidas no projeto há uma previsão que o plano de manejo seja entregue entre os meses de janeiro ou fevereiro de 2008 sob a coordenação do Ibama-MT. Segundo Bonilha, a prefeitura de Chapada dos Guimarães em parceria com a Sedtur vem executando diversas benfeitorias para reforçar o atrativo da região com obras de revitalização do Mirante, urbanização da cachoeira Véu de Noiva e do Portão do Inferno, com projetos assinados por Oscar Niemeyer. (AS)
Fonte:Gazeta Digital