Já estão abertas as inscrições para o 6º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-MT
4 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Cuiabá vai sediar no dia 12 de maio, o 6º Congresso Estadual de Profissionais (6º CEP) do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Para fazer as inscrições basta levar um quilo de alimento não perecível e na sede do Conselho e preencher a ficha de inscrição.
O evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal a partir das 8h, trazendo para a capital mato-grossense, nomes nacionais do Conselho Federal – Confea e, do Governo Federal. Na oportunidade, profissionais ligados ao Crea-MT discutirão propostas políticas, estratégias e programas de atuação para integrar o Sistema Confea/Crea à sociedade. Os temas abordados serão: “Habitação – Interesse social”, Plano de Aceleração Econômico (PAC), “Desenvolvimento Sustentável” e, “Pacto Profissional e Social”.
O resultado do congresso originará um Pacto Profissional e Social do estado de Mato Grosso que será apresentado durante o Congresso Nacional de Profissionais (6º CNP), no período de 12 a 18 agosto, no Rio de Janeiro.
Fazem parte da Comissão Organizadora Estadual (COE) os seguintes conselheiros: a engenheira Civil Marciane Prevedello Curvo (coordenadora), o técnico em Edificações e Engenheiro Sanitarista Cléber Ávila Ferreira (vice-coordenador), a engenheira Sanitarista Suzele Rosa Barbosa (secretária geral), a engenheira Civil Edinete Ferreira Guimarães, o engenheiro Agrônomo Luiz Benedito de Lima Neto e, o engenheiro Eletricista Claude Bernard de Abreu.
“Os alimentos arrecadados serão doados a instituições de caridade”, lembra Marciane Prevedello. Outras informações na sede do Crea-MT, localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça, 191, no período das 12h às 18h ou pelos telefones 3315-3027/3032 e e-mail: cepmt@crea-mt.org.br.
DELEGADOS ESTADUAIS – Durante o 6º CEP, será realizada a eleição para cinco delegados estaduais, sendo dois com mandato no Sistema Confea/Crea e três sem mandato. Todos representarão Mato Grosso durante o Congresso Nacional no Rio de Janeiro. De acordo com a coordenadora Marciane Prevedello, são considerados sem mandato no sistema aqueles profissionais que não exercem cargos de Conselheiros Regional ou Federal.
“Quem for eleito delegado terá a missão de defender a melhoria da eficiência e da efetividade da organização profissional, bem como da fiscalização do exercício das profissões regulamentadas”, explicou Marciane.
CONGRESSO NACIONAL – O 6º CEP servirá como uma preliminar do 6º CNP, que acontece de 11 a 18 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, juntamente com a 64ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – 64ª Soeaa. Os eventos nacionais são realizados pelo Confea e de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, têm como objetivo, nesta edição, discutir o Exame de Ordem para os recém formados; o voto obrigatório para as eleições dos Creas; o voto indireto para eleições dos presidentes dos Creas; e modificações nas atribuições profissionais, entre outros assuntos
PRÉ-CONGRESSOS – Durante o mês de abril, a Comissão Organizadora do 6º Cep e o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan, visitaram cinco inspetorias do órgão para divulgar o evento. “O objetivo é mobilizar o maior número de profissionais para que os temas propostos sejam realmente debatidos durante o congresso. Os profissionais do sistema também não podem esquecer da que a participação de cada um garantirá visibilidade estadual e nacional ao crescimento profissional”, explicou Bassan.
Os Pré-congressos regionais ocorreram nas cidades de Tangará da Serra (11.04), Cáceres (13.04), Sinop (18.04), Rondonópolis (25.04) e Barra do Garças (27.04).
*Rafaela Maximiano
Assessoria/Crea-MT