Juros recuam para 38,5% em março; taxa é a mais baixa desde 2000

26 de abril de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Fonte:FolhaNews

Brasília – Os juros cobrados das pessoas físicas e das empresas apresentaram um recuo geral no mês passado. A taxa média cobrada caiu de 39,3%, em fevereiro, para 38,5% ao ano, em março. Esse é o menor patamar desde junho de 2000, quando foi iniciada a série histórica do Banco Central.

Também foi registrada uma queda no spread bancário, a diferença entre o custo da captação das instituições financeiras e a taxa efetiva cobrada dos clientes. Ela foi para 26,5 pontos percentuais, recuo de 0,7 ponto.

Nas operações voltadas exclusivamente para as pessoas físicas a taxa média caiu 0,9 ponto, para 49,9% ao ano, também a menor já registrada. O spred caiu de 38,7 pontos percentuais para 38 pontos.

O maior recuo ocorreu nas linhas de crédito para a aquisição de bens (exceto veículos), que foi de 2,5 pontos, para 55,4% ao ano. Já para a compra de automóveis, a taxa do mês de março foi de 31,2% ao ano, contra os 32% cobrados no mês anterior.

A taxa de juros do crédito pessoal ficou em 53,4% ao ano, um recuo de 1,1 ponto percentual. Dentro dessa modalidade está o crédito consignado –desconto em folha de pagamento–, que ficou estável em 32,5% ao ano em março.

Já a taxa do cheque especial caiu de 141,2% ao ano em fevereiro para 140,8% ao ano, em março. No caso das empresas (pessoas jurídicas), a taxa de juros caiu de 26% ao ano para 25,4% ao ano e o spread caiu 0,4 ponto, para 13,4 pontos percentuais.

Em relação à pontualidade dos consumidores brasileiros, a taxa de inadimplência apresentou em março uma queda de 7,3% para 7,1%. Nas empresas, ela ficou em 2,8%. Com isso, a taxa média (pessoas físicas e jurídicas) caiu 0,1 ponto percentual, para 4,9% em março.