Lei define 2009 como o Ano do Ensino Técnico

26 de maio de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Cem anos depois da criação da primeira escola técnica no Brasil, o vice-presidente da República, no exercício da Presidência, José Alencar, sancionou, no dia 19 de maio, a Lei 11.940, que define o ano de 2009, em todo o território nacional, como o Ano da Educação Profissional e Tecnológica.
O texto também estabelece o dia 23 de setembro como o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico.

O primeiro-tesoureiro da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (Fentec), Luiz Dias, informa que a lei é um reconhecimento do trabalho histórico prestado pelos técnicos no desenvolvimento do país.

“Os 400 mil técnicos existentes no Brasil esperam que a data possa servir para fortalecer o papel desses profissionais. Estamos esperançosos de que o plano do governo de dobrar o número de escolas técnicas até 2010 se concretize”, declarou.

Dias também informou que a federação busca uma maior interface entre os trabalhadores e o Sistema Confea/Crea e que existe, dentro da organização, o objetivo de aumentar o número de registros desses profissionais nos conselhos regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

*Thiago Tibúrcio
Assessoria de Comunicação do Confea