Levantamento do IBGE mostra crescimento da pecuária no 1º trimestre
29 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O desempenho da pecuária brasileira melhorou no primeiro trimestre de 2007 em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Pesquisa de Abate de Animais, do Leite e do Couro e da Produção de Ovos e Galinhas divulgada hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento indicou aumento de mais de 11,3% no abate de bovinos e de 11,1% no de suínos. No abate de frangos, o avanço foi de 2%. A produção de couros cresceu 8,4% e a de ovos foi aumentou 1,4%
De acordo com Adriana Gomes dos Santos, analista do IBGE, os resultados positivos do setor refletem o crescimento das exportações.
“A gente acredita que esse aumento [no abate] tanto de suínos, quanto de bovinos esteja muito relacionado ao aumento das exportações. Também é o caso do frango, tanto que as exportações de frango foram crescentes durante todo o trimestre”, avaliou.
Em relação à produção de leite, o levantamento do IBGE indicou crescimento de 2% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A produção caiu cerca de 7%, no entanto, em relação ao último trimestre de 2006.
De acordo com o IBGE, o recuo, reflete, entre outros fatores, a queda no preço do leite no final no ano passado, que pode ter desestimulado os produtores no início deste ano.
Fonte:Radiobras