Lideranças políticas de Mato Grosso se comprometem com demandas da Engenharia
21 de fevereiro de 2019, às 17h01 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
“As últimas tragédias vivenciadas pelo país colocaram a engenharia brasileira e os Creas em foco e mostraram que para se evitar novos episódios como as de Brumadinho e do incêndio do Flamengo é necessário ser apartidário e propor soluções”. A afirmação é do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, que nessa quinta-feira (21/02) liderou uma delegação de 14 pessoas, em vista aos senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes, Selma Arruda, e ao gabinete do deputado federal Emanuel Pinheiro Filho, em Brasília.
“Levamos aos nossos representantes, em Brasília, deputado e senadores, a Agenda Legislativa do Sistema Confea/Crea e Mútua. O documento reúne 12 projetos de lei prioritários para a ação ao longo deste ano e ainda informações que podem contribuir muito para que as lideranças políticas possam atuar de maneira ainda mais eficientes ao longo dos seus mandatos, em favor de uma ação parlamentar permanente em prol das áreas das engenharias”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso, João Pedro Valente.
“Tivemos uma boa recepção as lideranças políticas de Mato Grosso de uma maneira geral se comprometeram com as demandas da engenharia. Esta ação institucional também é uma oportunidade de intensificar a interlocução e a aproximação entre o Sistema e o Congresso, de modo a valorizar as profissões, os profissionais e as empresas”, comentou o presidente do Crea-MT, ressaltando a necessidade de priorizar pautas que façam com que a “engenharia volte a ser pensada sobre os quatro pilares fundamentais: planejamento, projeto, execução e manutenção”, e a fim de evitar tragédias como as que o país tem presenciado ultimamente na mídia.
Compuseram a comitiva mato-grossense além do presidente do Crea-MT, João Pedro Valente; o conselheiro federal André Luis Schuring; os diretores da Mútua-MT Adjane Prado e Mário Cavalcante de Albuquerque; o assessor parlamentar e de relações institucionais Elói Pereira; o Coordenador Regional da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Eng. Civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior; o Coordenador Regional da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agrônomo Clóvis do Lago Albuquerque; o Coordenador Regional da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Eng. Eletricista Marcos Vinícius Santiago Silva; o Coordenador Regional da Câmara Especializada de Engenharia Florestal, Eng. Florestal Benedito Carlos de Almeida; o Coordenador Regional da Câmara Especializada de Geologia e Minas, Eng. Mecânico Sebastião Weis de Andrade Junior; o Coordenador Regional da Comissão de Ética Profissional, Eng. Civil Marciane Prevedello Curvo; o Coordenador Regional de Ensino e Atribuição Profissional (CEAP), Eng. Agrônomo Adilson Amorim Brandão; representante para a Câmara Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, Eng. Sanitarista e de Seg. Trabalho Suzan Lannes de Andrade; representante para a Câmara Nacional de Geologia e Minas, Geólogo Caiubi Emanuel Kuhn.
AGENDA LEGISLATIVA – Entre os projetos de lei que estão na agenda parlamentar do Sistema Confea/Crea em 2019, estão: PL 13/2013, que caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros e engenheiros agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público; PL 303/2018, que institui a Engenharia, Arquitetura e Urbanismo-Geral da União; e o PL 6699/2002, que criminaliza o exercício ilegal da profissão de engenheiro, arquiteto e agrônomo.
*Jornalista Rafaela Maximiano
Equipe de Comunicação do Crea-MT