Livro irá popularizar conhecimento sobre a pré-história de Mato Grosso

13 de dezembro de 2022, às 12h03 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Onde existem rochas no estado de Mato Grosso que se formaram no fundo de antigos mares? E onde estão as rochas que se formaram em antigos desertos? Quando chegaram os primeiros homens pré-históricos no centro da América do Sul? Quais animais já habitaram o estado? Quais são os tipos de solos? Como é a geomorfologia e os biomas? Essas são algumas perguntas que agora poderão ser facilmente respondidas. No dia 15 de dezembro de 2022, ocorrerá o lançamento do livro a História Natural de Mato Grosso, que é resultado de um trabalho conjunto de diversos pesquisadores, visando contribuir para educação e popularização da ciência.

A obra apresenta uma síntese com informações, desde as primeiras expedições científicas realizadas no estado, até dados e pesquisas recentes desenvolvidas por cientistas de diversas instituições. O conteúdo foi organizado em nove capítulos, que abordam sobre o que é história natural, a geologia, as rochas e minerais, a paleontologia, a arqueologia, a biodiversidade, a geomorfologia, os solos e sobre os museus do estado, com enfoque ao Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) e ao Museu de Rochas Minerais e Fósseis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O Professor da UFMT, Caiubi Kuhn, um dos organizares considera que “o material está fantástico, e irá ajudar professores, estudantes, curiosos e até mesmo quem está estudando para fazer concursos públicos, pois o livro apresenta de forma didáticas muitos conteúdos relevantes”.

De acordo com a arqueóloga Suzana Hirooka, vice-presidente do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), que faz a gestão do MHNMT, esse livro traz mais visibilidade ao conhecimento salvaguardado no Museu. “Conhecer a história natural do estado é a chave para a mudança de comportamento e de atitude no sentido de respeitar a diversidade e os recursos naturais. Por meio dessa obra, nós pretendemos integrar os saberes que estavam espalhados em Mato Grosso e traduzir para uma linguagem menos técnica. Com isso, a gente consegue ampliar os públicos potenciais de defesa e preservação da história natural no estado”, avalia Hirooka, que é autora e uma das organizadoras do livro.

A presidente da Associação dos Profissionais de Geologia do Estado do Mato Grosso (AGEMAT) e Vice-presidente da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), Sheila Klener destaca que “essa é mais uma publicação realizada pelas entidades de geologia do estado que possibilita traduzir as informações existentes nas rochas para todos. Com o livro, as pessoas poderão ter um pouco das informações existentes nos museus dentro de sua casa”.

O livro foi organizado em uma parceria entre a AGEMAT, a Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE) e a FEBRAGEO, com patrocínio master do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT) e da Mútua.

O lançamento ocorrerá neste próximo dia 15 de dezembro, às 19h no Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT. Faça já sua inscrição, participe do lançamento e concorra a livros:  https://forms.gle/SqArks4ZRumNNktZ8

SERVIÇO

Museu de História Natural de Mato Grosso, gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural de Mato Grosso