Lula anunciará plano para o setor em junho
21 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A ministra do Turismo, Marta Suplicy, disse no último sábado que o setor de turismo já começa a sentir os efeitos da queda do dólar nos últimos dias. Porém, afirmou que prefere gastar energias para buscar soluções alternativas, competitivas, e não ficar reclamando do valor baixo da moeda americana. “Ele (dólar) é flutuante no país e pode até descer mais”, explicou Marta, durante evento da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo, em Ribeirão Preto.
Marta acrescentou que a pasta está fazendo estudos para que o Brasil receba mais dinheiro e mais turistas do exterior, pois, atualmente, tem recebido mais dinheiro, mas menos turistas de fora. Ela antecipou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará, em 14 de junho próximo, o Plano Nacional de Turismo para o período de 2007 a 2010. Mas não deu detalhes do programa. De acordo com a Marta, o plano foi realizado com base em várias pesquisas.
“Vai (o plano) consolidar uma proposta muito realista, até modesta, de onde queremos chegar”, enfatizou a ministra e ex-prefeita de São Paulo, que não comentou sobre o seu passado político, dizendo-se apenas “ministríssima”. “Estou gostando muito, me apropriando rapidamente de todas as informações, planejando como fazer o turismo do Brasil estar preparado para o salto que temos que dar, pois se a economia cresce, o turismo cresce quase o dobro”, destacou ela.
A ministra acredita que o Brasil tem “ouro na mão”, pois o País tem um meio ambiente preservado (Amazônia, lençóis maranhenses, praias) e isso precisa ser trabalhado nas próximas décadas. Ela citou ainda ser necessário um preparo para receber os turistas asiáticos e criar mais infra-estrutura e qualificar os jovens profissionais de diversas áreas.
Fonte:Gazeta Digital