Lula recebe presidente do BNDES, cotado para deixar o cargo
13 de abril de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira, no Palácio do Planalto, com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Demian Fiocca, que deve deixar o cargo.
O governo não confirma a intenção de Lula de substituí-lo no comando do banco, mas o presidente já discute nos bastidores um nome para a vaga.
A expectativa é que Lula anuncie o substituto de Fiocca somente na semana que vem. Um dos nomes indicados pelo ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento) para assumir a presidência do BNDES é o de Gustavo Adolfo Funcia Murgel, que até junho de 2006 era vice-presidente-executivo de Atacado do Santander Banespa, mesma instituição em que Miguel Jorge trabalhava antes de assumir o Desenvolvimento.
O ministro teria feito ainda outras duas indicações. Além deles, outros nomes também serão analisados pelo presidente Lula. Um nome também cotado é o do economista Luciano Coutinho.
O BNDES tem um orçamento de mais de R$ 60 bilhões para emprestar ao setor privado. Diferente de seu antecessor, Luiz Fernando Furlan, Miguel Jorge terá a chance de ter um escolhido seu na presidência do banco.
Fonte:Folha Online