Luta do Crea-MT: Mobilização garante manutenção do Salário Mínimo Profissional

6 de agosto de 2021, às 11h04 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Ao final de uma maratona que vinha envolvendo todo o Sistema Confea/Crea desde o final de março, quando a Medida Provisória 1.040/2021 foi enviada ao Congresso Nacional, foi construído,  quarta-feira, 05 de agosto,  um acordo com o governo federal que possibilitou a permanência da Lei 4.950-A/1966, que regulamenta o Salário Mínimo Profissional, e excluiu o artigo que interferia na atividade de profissionais de Engenharia Elétrica, colocando em risco toda a sociedade ao dispensar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de instalações elétricas até 140 kV.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro civil Juares Silveira Samaniego está satisfeito com o resultado obtido a favor de todos os profissionais do Sistema e de outras profissões. Destacou a importância da participação dos senadores que representam o Estado de Mato Grosso.

“Quero agradecer imensamente os senadores, Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (DEM) por terem votado contra essa decisão e atendido as solicitações feitas pelo Regional Mato-grossense  e agradecer também  a todos os presidentes  do Confea e dos Creas  pois no momento em que estava sendo realizado o Colégio de Presidentes aqui em Cuiabá, no começo de julho, a medida provisória estava sendo intensamente discutida por todos os presidentes e prontamente,  os mesmos entraram em contato com suas bases políticas para poder dar uma solução quanta a essa decisão. E hoje, podemos informar aos profissionais que seus direitos continuam garantidos”, explanou Samaniego.

Já o presidente do Confea, eng. civil Joel Krüger, foi uma vitória de toda a mobilização conduzida pelos presidentes de Creas, conselheiros federais, coordenadores de câmaras especializadas, diretoria da Mútua, pelas lideranças das entidades de classe, pela Assessoria Parlamentar do Confea e até mesmo por todos os profissionais e futuros profissionais que voluntariamente atuaram em defesa de seus direitos e da sociedade.

“Da nossa parte, também procuramos somar a esses esforços, valorizando o exercício profissional regulamentado, inclusive em parceria com outros conselhos profissionais. Temos agora a confiança de que este momento foi superado graças a essa integração, tão solidamente costurada, e ao apoio do líder do governo deputado Ricardo Barros, do relator Marco Bertaiolli, do presidente da Câmara, Arthur Lira, e no Senado, do relator Irajá Abreu, e do presidente Rodrigo Pacheco”, considerou o presidente do Confea, eng. civil Joel Krüger.

Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR), com informações do Confea.