Marcos Túlio destaca objetivos do Encontro

12 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Fonte:Confea
Os desafios a enfrentar e os objetivos a serem alcançados foram o destaque do discurso que o presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo, proferiu na manhã de hoje, durante a abertura dos trabalhos do II Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea, que acontece de hoje até 6ª feira, 16 de março, no Hotel Nacional, em Brasília.

O evento reúne presidentes de Creas e de Entidades Nacionais, coordenadores de Câmaras Especializadas e representantes de segmentos que compõem o Sistema em torno de uma agenda bastante intensa, marcada não só por discussões técnicas, mas por ações políticas como a programada para o dia 14 de março, 4ª feira, quando visitarão deputados e senadores no Congresso Nacional.

Pouco mais de quatro dias depois do Dia da Mulher, Túlio encontrou uma brecha para registrar a passagem da data, destacando que aos poucos vem crescendo o número de mulheres e líderes femininas na área tecnológica. “Esse fato é muito importante para o Brasil, que será o anfitrião do Congresso Mundial de Engenheiros, WEC 2008, quando dois fóruns estarão reunidos, o da Mulher e o dos Jovens Profissionais”.

Para o presidente do Confea, “é preciso qualificar o debate” proposto para esta semana a fim de que as decisões tomadas durante o Encontro de Lideranças “possam se refletir na execução de todas as ações propostas”.

Entre essas ações, segundo Túlio, estão a implementação da Resolução nº 1.010/05; o funcionamento das Comissões de Ética em todos os Creas; a utilização do Manual de Fiscalização – como um guia que torne uniforme o trabalho dos agentes fiscalizadores do Sistema – e ainda, o estabelecimento do novo pacto social e profissional.

Marcos Túlio destacou também a necessidade de o Sistema projetar ações que de forma pró-ativa colaborem para a eficácia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com relação ao projeto que modifica a Lei de Licitações e Contratos, Túlio alertou para o perigo da contratação de serviços de engenharia por pregão. “Não há obra simples na engenharia que justifique esse modelo de licitação”, afirmou.

O presidente do Confea defendeu um maior entendimento entre os segmentos que compõem o Sistema, visando um planejamento integrado de ações que pontuem o crescimento da instituição que em 2008 completa 75 anos de atividades.

Questões como a defesa do salário-mínimo profissional e a entrada no país de profissionais estrangeiros sem atender os trâmites legais também foram assuntos tratados por Túlio que não deixou de destacar a necessidade “imperiosa de uma administração moderna para que o Sistema Confea/Crea se torne mais ágil e eficiente”.