Medidas anticorrupção dão o tom do encerramento da 72ª Soea

21 de setembro de 2015, às 17h36 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Na última sexta-feira, 18 de setembro, encerrou em Fortaleza a 72ª Soea com mais de 3,5 mil profissionais da Engenharia e da Agronomia participando. Em discurso o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, destacou que após o evento os engenheiros estão unidos na luta contra a corrupção no Brasil. “O Sistema Confea/Crea e Mútua se soma às iniciativas de combate à corrupção que assola o país e vem se pautando no sentido de difundir as dez medidas de combate à corrupção definidas pelo Ministério Público Federal”, afirmou antes de citar um a um os passos a serem seguidos para “a construção não só de um país, mas de uma nação com toda a carga que o conceito encerra”.

 

Durante o discurso, José Tadeu da Silva conclamou os presentes a assinarem o documento de apoio à campanha das dez medidas contra a corrupção. “Nosso objetivo é atingir 1,5 milhão de assinaturas em todo o país”.

 

O apoio dos profissionais da Engenharia e da Agronomia à causa da anticorrupção também está registrado na Carta de Fortaleza, que, na solenidade de encerramento, foi apresentada pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Jorge Nei Brito. “Trata-se de uma iniciativa que não possui qualquer vinculação político-partidária; mas apoiamos toda ação que permita às instituições nacionais exercerem suas atividades de maneira íntegra, privilegiando os valores éticos e morais e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, usando para isso a força do nosso Sistema Confea/Crea e Mútua”.

 

A Carta também menciona medidas referentes aos assuntos debatidos no evento: sustentabilidade, água, energia e inovação tecnológica. “São temas que representam questões estratégicas para qualquer ramo de atividade, seja ela pública ou privada”, afirmou.

 

73ª Soea – Ao final de cada Semana oficial, é tradição os presidentes dos Creas anfitrião e futuro anfitrião dividirem a Bandeira do evento com o presidente do Confea. Ao encerrar a Semana hospedada no Ceará, o presidente do Crea cearense, Victor Frota, demonstrou satisfação com todos que puderam de alguma forma, trazer cultura e conhecimento para incrementar currículos e carreiras profissionais.

 

Evidenciando o carisma paranaense, Joel Krüger, presidente do Crea-PR, deu os primeiros passos rumo à 73ª Soea ao afirmar que pretende priorizar integração, harmonia e parcerias. “A Soea é um evento único, uma oportunidade ímpar para a integração do nosso Sistema multiprofissional. É o momento onde podemos trocar ideias, experiências, cooperar e agir em parceria”, concluiu. O próximo estado anfitrião da Semana possui uma das maiores obras de engenharia do mundo: a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

 

ExpoSoea – Quem circulou pela ExpoSoea teve a oportunidade de fazer um verdadeiro passeio pelo Brasil. Os Creas capricharam na ambientação dos seus estandes, montados em cavacos de madeira reciclada, trazendo um pouquinho da cultura, belezas naturais e história de suas regiões. Cada ano, as equipes se esmeram para poder extrair o que há de melhor nos seus estados, garantindo o sucesso da ExpoSoea 2015. 

 

Para quem gosta de apreciar uma boa cachaça não pode deixar de visitar o estande do Crea-MT que levou as pitorescas bebidas de Vila Bela da Santíssima Trindade. De acordo os colaboradores que ficaram no estande de 15 a 18 de setembro, as bebidas chamaram a atenção dos participantes da Soea. O Crea-MT também expôs seu jornal institucional, cartilha com informações técnicas sobre a inspeção predial já existente em Mato Grosso, revistas regionais com matérias publicadas sobre o Crea-MT, um livro em tamanho especial mostrando sobre natureza, belezas, alimentação cultura, fauna e flora do Estado, e, folder do parceiro Plastibrás que trabalha com a reciclagem de embalagens de agrotóxicos para confecção de conduítes. (Com assessoria do Confea)