Mestres pioneiros da UFMT e engenheiros civis que completaram o jubileu de ouro são homenageados

12 de dezembro de 2023, às 12h55 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) esteve presente na solenidade organizada por profissionais egressos do curso de engenharia civil do ICLC-UFMT, para homenagear os mestres pioneiros da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os engenheiros civis que completaram 50 anos de formados e realizar o descerramento do mural histórico do curso.

O evento aconteceu no dia 06 de dezembro, no Auditório João Barbuíno Curvo Neto da FAET-UFMT e contou com o apoio do Crea-MT, da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua), da UFMT, Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT) e da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC).

Na cerimônia, os professores pioneiros da UFMT receberam honrarias, medalhas e certificados em reconhecimento pela viabilização da formação de 2.128 engenheiros civis. Em sequência, foram homenageados os 29 profissionais formados nas três primeiras turmas do curso que, neste ano, completaram 50 anos de formatura. Coroando o fechamento da noite, houve o descerramento do Mural Histórico do Curso de Engenharia Civil

O eng. Civil José Carlos de Musis, aluno da 1ª turma, enalteceu a trajetória do curso nesses 50 anos. “O Jubileu de Ouro da 1ª turma de Engenharia Civil de Cuiabá nos faz refletir sobre o quanto a UFMT contribuiu nos últimos anos para formar profissionais altamente gabaritados, que são destaque em suas respectivas profissões por todo o Brasil. Tudo isso começou conosco, alunos das primeiras turmas, que lutaram para que Mato Grosso não tivesse apenas uma escola de Engenharia Civil, mas uma das melhores escolas de engenheiros do Brasil, como de fato é hoje. O Estado precisava de uma faculdade criativa, tecnológica e inclusiva e nós entendemos e abraçamos essa causa. Décadas se passaram e continuamos unidos, pelas mesmas nobres causas, pelos mesmos ideais de progresso e desenvolvimento do Brasil”, enfatizou Musis.

Para o eng. civil Pedro Luiz Tanus Soares, um dos ex-alunos do curso que se empenharam na organização do evento, o dia 06 de dezembro de 2023 ficará marcado como uma data muito especial para a Engenharia de Mato Grosso. “Certamente, uma noite inesquecível que ficará na memória de todos como uma iniciativa que revela a gratidão, o respeito e a valorização destes alunos ao legado de trabalho dos seus mestres”, considerou Pedro.

Segundo o presidente do IEMT, eng. Civil Rodrigo Senra, os profissionais homenageados na cerimônia são um exemplo para os demais engenheiros civis. “Expresso profunda honra em participar deste evento que presta justo reconhecimento aos mestres pioneiros do curso de engenharia civil em Mato Grosso e aos engenheiros civis que completaram 50 anos de formados. A contribuição desses profissionais é inspiradora para todos nós. Este momento é uma celebração merecida de suas conquistas”, declarou Rodrigo.

A presidente da ABENC eng. civil Rejane Castiglioni parabenizou os engenheiros civis que completaram o jubileu de ouro e comemorou o reconhecimento e valorização do curso no cenário atual. “Ao tempo destas homenagens, nos foi contado, em cenário histórico, pelo ilustre reitor Gabriel Novis Neves, como se realizou o início do curso de engenharia civil, as conquistas dos engenheiros pioneiros e a sua trajetória ascendente. Assim hoje estamos vivendo tempo de valorização e reconhecimento a nossa profissão. Os caminhos abertos, inúmeros professores, colaboradores em toda instância engendraram suas forças, para nossa formação”, celebrou Rejane.

O membro da Comissão da Organização do Jubileu, eng. civil Archimedes Pereira Lima Neto, evidenciou que o curso de engenharia civil no Estado existiu antes do que a própria UFMT  “O Jubileu da engenharia civil da UFMT celebra o curso que é mais antigo que o próprio campus da UFMT, como fruto desta semente plantada a 50 anos, produto de notáveis em um grande esforço regional, graduou nas 79 turmas e mais de 2.000 engenheiros formados em uma Universidade do Cerrado, do Pantanal e da Amazônia, nossa eterna UNISELVA. Que bom que Mato Grosso seja reflexo hoje de tudo que foi semeado a 50 anos, trazendo mais oportunidades e conhecimento à nossa gente para avançarmos sustentavelmente no século XXI com mais qualidade de vida. Que venham os próximos 50 anos!”, festejou Archimedes.

Para acessar a galeria completa de fotos, clique aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Igor Bastos.