Minas e Energia organiza curso sobre soluções energéticas para a Amazônia
19 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Ministério de Minas e Energia em parceria com BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e o FUMIN – Fundo Multilateral de Investimentos realizará, no período de 19 a 23 de novembro, o curso “Soluções Energéticas para a Amazônia – Eletrificação de Comunidades Isoladas”. O objetivo do evento é capacitar profissionais para o planejamento e implantação de soluções energéticas alternativas, a partir de fontes renováveis. O encontro acontecerá simultaneamente em Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Belém – PA, Boa Vista – RR, Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e São Luís (MA) e conta com o apoio da Eletronorte.
O Programa Luz para Todos já realizou, desde sua implantação em 2003, até novembro de 2007, cerca de 1 milhão e trezentos mil ligações domiciliares, correspondendo a mais de 6,7 milhões de beneficiados na zona rural brasileira. Essas ligações foram realizadas por extensão de rede convencional, seja no âmbito do sistema interligado, ou por usinas térmicas a combustível fóssil nos sistemas isolados da Amazônia.
O maior programa de eletrificação rural do Brasil, hoje uma referência mundial, enfrentará sem dúvida um novo desafio:o atendimento às comunidades isoladas da Amazônia. As longas distâncias, os obstáculos naturais, as dificuldades de acesso, a baixa densidade populacional, dificultam que a maior parte da população dessa Região seja servida pelo sistema convencional de distribuição. Ademais, os custos associados à logística de distribuição de combustível fóssil tornam extremamente dispendiosos os sistemas térmicos tradicionais, sem mencionar os impactos ambientais decorrentes, tanto globais – gases de efeito-estufa – quanto locais – possibilidades de derramamento de óleo, principalmente quando transportado.
Buscando superar esses desafios o Ministério de Minas e Energia vem desenvolvendo ações, no âmbito do Programa Luz para Todos, desde 2003, para apoiar projetos-pilotos de energias renováveis para o atendimento de comunidades isoladas que não possuam energia elétrica em suas casas. Segundo Eduardo Barreto, consultor do Ministério de Minas Energia e coordenador do curso, uma das soluções encontradas para o problema foi desenvolver alternativas energéticas estruturadas a partir da disponibilidade local de insumos que permitam a geração de energia primária, seja por queima de resíduos de biomassa, biodiesel e óleo vegetal, pela utilização de sistemas híbridos (solar, eólicos, e outros) e até pela instalações de turbinas hidrocinéticas e construção de micros e pequenas centrais hidroelétricas que podem revolucionar não somente a maneira de pensar sistemas energéticos, normalmente associados a grandes sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia, como também originar profundas transformações nas comunidades beneficiadas.
Além da melhoria pelo conforto em casa, o uso da energia para fins produtivos poderá abrir novas possibilidades para a exploração sustentada de produtos da floresta, com maior valor agregado, criar postos de trabalho para a população local internalizar o valor do insumo energético, produzido localmente, na própria comunidade.
Para Eduardo Barreto, a importância da realização do Curso é que ele irá dar amplo conhecimento aos participantes de informações sobre o estado da arte do desenvolvimento de projetos com essas tecnologias para atendimento de comunidades isoladas. “É preciso mostrar o que vem sendo feito para superação deste desafio para trazer um novo contingente de interessados em projetos na região amazônica, especialmente técnicos de concessionárias, estudantes de escolas técnicas e universidades, organizações governamentais e não governamentais, dispostos a buscar soluções criativas e que integrem, efetivamente, as populações beneficiárias em projetos econômica e ambientalmente sustentáveis”.
O curso está formatado em dois momentos, este primeiro, com treinamento visando o nivelamento do conhecimento, e um segundo, mais aprofundado, que será realizado em março de 2008. O treinamento será instrumentalizado por um manual para elaboração e implantação de projetos de geração de energia elétrica utilizando fontes não convencionais.
Em Cuiabá, o curso será realizado no auditório da Eletronorte, localizado na Av. Archimedes Pereira Lima 3355, no Bairro Santa Cruz, no período de 19 a 23 de novembro das 09h às 18h. A inscrição é gratuita e pode ser feitas até o dia 14 de novembro pelo e-mail cine@eln.gov.br ou kellen@eln.gov.br ou pelos telefones (065) 3317 7254 e 3317 7255.
Fonte:Secom/MT