MT poderá emplacar o próximo diretor geral do Dnit

23 de janeiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O governador Blairo Maggi passará, com a sua filiação hoje no Partido da República (PR), a ter forte influência no Ministério dos Transportes, ocupado desde o primeiro governo Lula pela agremiação. O entendimento com o senador eleito Alfredo Nascimento (AM), que comandou o Ministério, poderá levá-lo a indicar o diretor geral do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre).

O nome cotado para ocupar o posto é do secretário de Educação, Luiz Antônio Pagot. Além do Ministério dos Transportes, Blairo Maggi terá um papel decisivo no Ministério da Agricultura, num entendimento com o presidente Lula, feito no apoio no 2º turno da eleição.

Ele pretende indicar para a secretaria executiva do Ministério da Agricultura, o atual secretário interino de Desenvolvimento Rural, Rodrigues Palma. Na gestão de Pratini de Moraes no Ministério, Palma exerceu função importante na pasta. Outro nome que Maggi pretende sugerir é do presidente do Intermat, Afonso Dalberto.

O governador espera emplacá-lo na presidência da Conab. Além dos ministérios dos Transportes e Agricultura, Blairo Maggi espera influir na escolha do presidente do Eletronorte, do Incra e da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA). Desde FHC, o cargo destinado a MT no órgão é de Pedro Calmon, presidente do Corecon.

Auro Ida