MT retira quase 4 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas do campo
17 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Mato Grosso foi o Estado que mais enviou embalagens vazias de defensivos agrícolas para reciclagem ou incineração nos primeiros nove meses deste ano, sendo responsável por 10% do volume total de embalagens retirado do campo em todo o Brasil.
De janeiro a setembro, foram processadas 3.964 toneladas de recipientes, um volume 4,6% maior em relação ao mesmo período de 2006, quando foram destinadas 3.790 toneladas.
Atualmente, o Estado possui centrais de recebimento nos municípios de Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canarana, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sorriso e Tangará da Serra, além de postos de recebimento em Água Boa, Boa Esperança, Cuiabá, Juína, Matupá, Querência, Sinop e Tapurah.
O cenário positivo da destinação final de embalagens vazias em Mato Grosso é conseqüência do trabalho conjunto de agricultores, canais de distribuição, indústria fabricante (representada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias inpEV).
Alé, disso, conta com o poder público, representado no Estado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (INDEA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SEDER), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), Secretaria de Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM).
Fonte: Olhar Direto