Mudanças elevam preço de passagens aéreas

24 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, confirmou ontem que a determinação do governo de que dentro de 60 dias não haverá mais conexões e escalas em Congonhas levará ao aumento do preço das passagens aéreas, como havia informado ao Grupo Estado, o secretário-geral do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), Anchieta Helcias.

O brigadeiro não falou em quanto as passagens podem aumentar. Ontem, Anchieta Helcias havia dito que com o novo sistema de baixo custo e aproveitamento de aeronaves ao máximo, foi possível reduzir o preço das passagens em torno de 30%. Mas, não quis dizer que este valor poderia ser novamente incorporado aos bilhetes aéreos.

Na reunião de coordenação política do governo, na manhã de ontem, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esta mesma avaliação foi feita, de que os preços das passagens fatalmente vão aumentar, assim como os problemas, durante a instalação das novas mudanças.

Motivos – Para o governo, no entanto, este custo será para ampliar a segurança para o passageiro. “As companhias aéreas vão ter mais gastos, vão ter de ter mais tripulação, e mais vôos”, declarou o brigadeiro, ao justificar por que haverá aumento do preço das passagens. Segundo ele, o governo decidiu acabar com o hub em Congonhas, optando pela segurança.

Fonte:AE/Brasília