Nivelamento e troca de experiências marcam Seminário de Comunicação

12 de março de 2020, às 15h21 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

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O último dia do 2º Seminário de Comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua foi aberto pelo gerente Felipe Pasqualini que apresentou aos participantes o funcionamento do Conselho de Comunicação e Marketing (CCM), cuja finalidade é formular e complementar a política editorial do Confea. “Discutimos e analisamos as campanhas publicitárias, por exemplo, que são deliberadas pelo plenário federal”, explicou ao lembrar que também compete ao fórum apreciar o plano de comunicação institucional e avaliar seus resultados e decidir sobre programas e ações. “Hoje, com a facilidade das ferramentas virtuais, conseguimos discutir as propostas com vocês, comunicadores, por WhatsApp, por exemplo”, comentou a dinâmica de análise técnica de campanhas publicitárias como “Engenharia Transforma” e “Dia da Mulher”.

Representando o Colégio de Presidentes (CP) dentro do CCM, a eng. agr. Carminda Pinheiro (Crea-AC) manifestou satisfação ao estrear no fórum neste ano. “Eu sei que o trabalho é sério e que agora o Confea tem nova cara, em termos de comunicação. Estou aqui para contribuir”, demonstrou compromisso com a área. Já o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) e membro do CCM, Thiago Oliveira, disse que “hoje, a Comunicação do Sistema com a sociedade é mais dinâmica e gera resultados, o que aumenta o nosso desafio”.

Ainda sobre o Conselho de Comunicação, a jornalista e integrante do CCM Cláudia Renata Oliveira (Crea-SC) falou da honra de – depois de 19 anos trabalhando no Sistema – participar desse trabalho. “As peças que são demandas pelo CCM são utilizadas pelos Creas, o que até então nunca havia sido feito. Vale destacar a qualidade das peças apresentadas pela agência de publicidade”, destacou. A jornalista Iris Valéria (Crea-SE) também compartilhou a experiência de participar do CCM. “Os Creas ganharam uma nova cara, pois tivemos a oportunidade de ser ouvidos e as peças publicitárias têm impacto muito positivo no trabalho que fazemos nos estados”.

A secretária da Soea, Silvia Girardi, apresentou a maquete eletrônica para a 77ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), cujo tema será “Cidades Tecnologias e Sustentabilidade”, de 02 a 05 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia (GO) e anunciou que o espaço da ExpoSoea será aberto ao público em geral. Marcos Magalhães, que também trabalha na organização da Soea, explicou as modificações nas Honrarias do Mérito, em que a homenagem mais significativa será durante o Jantar do Mérito.

Patricia Giannini apresentou o novo site do Regional em que foi contemplado espaço para vídeos, inserção das mídias sociais e layout mais clean a partir do Guia de Estilo apresentado no Seminário do ano passado. “Entendemos que seguir o Guia de Estilo ajuda na unicidade visual que fortalece a imagem do Sistema”. Segundo a jornalista, foram mais de 80 horas de trabalho em que se priorizou a acessibilidade e responsividade dentro do WordPress, ela destacou o trabalho do Web Designer Eduardo Miura nessa migração do site.

Anelly Medeiros, apresentou a equipe e os produtos, como site, mala direta, redes sociais, além das parcerias via Prodacom e Mútua em que foram feitas ações como Busdoor. Anelly apresentou o Programa Crea de Portas Abertas a partir da troca de experiência com o Crea PE. O Programa se desdobra no Capacita Crea RN em que são oferecidos palestras, cursos, cursos in Company em empresas, Crea RN no Campus. “Os números traduzem o sucessos, foram feitos 67 eventos e palestras que reuniram mais de 1080 pessoas. Em 2018, tínhamos 2080 seguidores no Instagram, já no início de 2020 eram mais de 7 mil seguidores”, disse Anelly, que destacou a importância de se ter o apoio da alta gestão para o sucesso das ações de Comunicação.A gerente Débora Sarmento apresentou a palestra “Transparência, Accountability e Comunicação Pública”. Na ocasião, Débora explicou que a fim de dar transparência, todas as agendas de trabalho das autoridades foram divulgadas por meio da Lei de Acesso à Informação, da Lei de Conflito de Interesse, e da Resolução 11/2017 do Conselho de Ética Pública. “Para prestação de contas, é feita uma edição digital por meio de balanço que são divulgados no site, rádio, mídias sociais e reuniões presenciais. Hoje, essa matéria, em que os indicadores são repetidos a cada edição, serve para o profissional avaliar o desempenho dos conselheiros em relação aos trabalhos que estão envolvidos contemplando o conceito de interesse público”.

Débora ainda falou da necessidade da escuta ativa no site, nas redes, na Ouvidoria. “O alinhamento interno do discurso é um ponto que demanda atenção constante. ”, disse mencionando o compartilhamento de posicionamento – via WhatsApp – com as pessoas que integram o Crea MG, como inspetores, conselheiros e funcionários. Outro posicionamento do Crea Mineiro foi a utilização do Creative Commons, que consiste no acesso aberto aos materiais da Comunicação, pois entendem que os conteúdos produzidos com recursos públicos devem estar publicamente disponíveis.

Patrocínio

No período da tarde, foi realizado o Workshop Política de Patrocínio do Sistema Confea/Crea e Mútua. Ano passado, foi aprovada a política que disciplina a concessão de patrocínio pelo Confea e que disponibilizou R$ 5 milhões para projetos a serem executados entre 2019 e 2020. Em relação ao patrocínio, o edital estabelece que instituições de ensino registradas ou cadastradas no Sistema Confea/Crea, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e pessoas jurídicas de direito público, podem ter projeto patrocinado, observados os limites máximos de valor por projeto, ou seja, até R$ 80 mil para evento e o valor máximo de R$ 30 mil para publicação.

Pricila Ferreira, gerente de Planejamento e Gestão (GPG), começou sua participação afirmando que a Política de Patrocínio do Confea pode servir de base de orientação para os Creas que quiserem lançar mão “desse meio de Comunicação Pública”, regulamentada pelo Decreto 6555/2008 com o objetivo de “agregar valor, gerar reconhecimento da marca, ampliar produtos e serviços prestados à sociedade”. A gerente destacou também que o Tribunal de Contas da União (TCU) tratou da regulamentação do patrocínio e avaliação de seus resultados, conforme Acórdão 2770/2018.

Fonte: Confea