Nota de Repúdio

24 de janeiro de 2025, às 13h52 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Considerando os e-mails ameaçadores e ofensivos enviados aos Conselheiros Adriano Breunig e Edson Dias, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) vem a público manifestar seu repúdio à conduta antiética e criminosa do autor das mensagens, que se esconde no anonimato.

Os e-mails, enviados pelo remetente “Legalidade e Ética” através dos serviços protonmail.com ou qualquer outro que seja, contêm graves ameaças, ofensas e acusações infundadas contra os Conselheiros, além de atingir suas famílias, demonstrando total desrespeito à ética profissional e à dignidade humana. A escolha por um provedor de e-mail frequentemente associado a atividades ilícitas na dark web, como o ProtonMail, que oferece criptografia e anonimato, evidencia que o autor tem plena consciência da gravidade dos seus atos e busca se ocultar para evitar responsabilização.

O Crea-MT repudia veementemente qualquer tipo de intimidação e violência, especialmente contra profissionais que exercem funções públicas em defesa da sociedade. As ameaças e ofensas contidas nos e-mails representam um ataque à liberdade de atuação dos conselheiros e um atentado à democracia. O Conselho ressalta que a conduta do autor dos e-mails viola o Código de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, aprovado pela Resolução nº 1.002/2002 do CONFEA, e pode configurar crimes contra a honra e ameaça, passíveis de punição na esfera criminal.

O Crea-MT se solidariza com os Conselheiros Adriano Breunig, Edson Dias e suas famílias, e reafirma seu compromisso com a defesa da ética, da legalidade e da segurança de todos os profissionais do Sistema Confea/Crea.

 

Juares Samaniego

Presidente do Crea-MT