Nova sede do Crea-MT é exposta na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura em SP

9 de novembro de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Quem visitar a 8ª Bienal Internacional da Arquitetura (BIA) terá a oportunidade de conhecer o projeto da nova sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). De autoria do arquiteto Marcus Ricco La Motta, o projeto está entre os 106 trabalhos selecionados, criados por 78 diferentes arquitetos do Brasil e do mundo.

Seguindo a temática da Bienal para essa edição, todas as obras em exposição valorizam o conteúdo coletivo da produção intelectual, artística e técnica na busca de um futuro sustentável para as cidades e para o planeta. A expectativa dos organizadores é que 200.000 pessoas visitem a exposição até o dia 6 de dezembro, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A proposta para a nova sede do Crea-MT de Marcus La Motta foi avaliada por uma comissão de arquitetos membros do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) da prefeitura e universidade; exposta com outros anteprojetos e colocada à votação pelos profissionais, e autorizada pela diretoria do Conselho.

De um total de 23 trabalhos que participaram do Concurso Nacional Público de Anteprojetos da sede do Crea-MT, o de La Motta foi o que recebeu maior pontuação seguindo critérios técnicos descritos no edital do concurso e criteriosamente avaliados pela comissão. Além da estética imponente, o projeto possui viabilidade e atende às necessidades do Conselho. O resultado foi divulgado em agosto de 2008.

O novo espaço será edificado, em breve, em uma área total de 5.995 metros quadrados, localizada no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. A obra está em fase de contratação do projeto executivo de arquitetura. Em seguida, terá início o processo de contratação dos projetos complementares.

SAIBA MAIS- A Bienal Internacional de Arquitetura (BIA) é uma das maiores mostras mundiais da produção artística de grandes arquitetos nacionais e internacionais. Nas últimas quatro edições, recebeu mais de 700.000 visitantes e reuniu trabalhos de mais de 50 países e milhares de projetos brasileiros.

A oitava edição da Bienal Internacional de Arquitetura tem por tema “ECOS URBANOS”. Dentro dessa temática, são discutidos os conceitos de espacialidade, conectividade, originalidade e sustentabilidade – os quatro pilares que devem fundamentar as transformações urbanas contemporâneas.

*Paula Peres
Especial para Ascom/Crea-MT