Novas carteiras profissionais: o Sistema no século XXI

25 de novembro de 2015, às 17h29 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Um antigo anseio dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua está próximo de concretizar-se.  O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) estabelece um marco histórico com a nova matriz de identidade profissional do Sistema – um moderno e versátil “cartão inteligente” que possibilita também a identificação integral das atividades desenvolvidas. 

 

As novas carteiras profissionais terão instrumentos digitais incorporados, facilmente acessíveis junto ao site do Confea e possibilitando armazenar os dados profissionais. Os Creas poderão disponibilizar os documentos com acesso a dados digitais a partir de 1º de dezembro.

 

 

“É o Sistema no século XXI. Vamos mudar de um documento de identidade de papel para um documento de alta tecnologia. Esta será a única carteira de ‘smart card’ com foto colorida e QR Code, por meio do qual será possível acessar os dados profissionais a partir de um celular”, define o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva. “Essa é uma conquista dos profissionais do Sistema, que há anos pleiteavam um documento de identificação moderno, seguro e ágil”, acrescenta.

 

Dias 13 e 14 de novembro, profissionais de 27 Regionais participaram de um treinamento com a área de Tecnologia da Informação do Confea e com representantes das empresas fornecedoras dos cartões e microchips do novo documento. Durante a capacitação, ficou claro que segurança, comodidade e agilidade são as chaves para o êxito desta iniciativa que projeta o Sistema para o futuro, na visão do gerente de Tecnologia da Informação) do Confea, Cristiano Oliveira.

 

“Fizemos uma imersão com representantes da área de TI e atendimento dos Creas, já que essa é uma iniciativa que virá em benefício dos profissionais e em benefício também dos Creas. Ficamos entusiasmados com a participação e o interesse. Todos captaram a importância desse momento para o Sistema Confea/Crea e Mútua ”. 

 

Para auxiliar a implantação da Resolução CF 1059/2014, que cria esse novo modelo, o Confea vai ceder aos Creas um kit de impressão, composto por um microcomputador, uma impressora de cartões, uma webcam, um coletor de assinatura eletrônica (PAD), além de um de montante de suprimentos para impressão e retransferência. “Será cedida a quantidade de suprimentos para 80.000 impressões, distribuídos proporcionalmente entre os Regionais, conforme o padrão histórico de uso da matriz anterior, de 2014".