Novembro Azul: Crea-MT e Mútua promovem ações de conscientização sobre o câncer de próstata

2 de dezembro de 2024, às 10h33 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

 

Em alusão ao Novembro Azul, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e a Mútua, promoveram diversas ações de conscientização sobre o câncer de próstata. A campanha visa a prevenção e o diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que acomete 72 mil homens todos os anos no país.

A programação iniciou com uma palestra da psiquiatra Maria José Santos que falou sobre a doença e como ela se manifesta no corpo. Depois, a psicóloga Fátima Santos explicou como o diagnóstico pode afetar a saúde mental dos pacientes. A ação se encerrou com um sorteio de brindes aos colaboradores, promovido pela Mútua.

 

Palestra com a psiquiatra Maria José Santos | Foto: Igor Bastos

 

Já na sexta-feira (29) foi realizado um café da manhã para os profissionais, além de outro sorteio e aulas de conscientização ao diagnóstico precoce.

Durante todo o mês de outubro e novembro, o Crea-MT e a Mútua criaram uma campanha de arrecadação de produtos de higiene para serem entregues a pacientes e familiares no Hospital do Câncer de Mato Grosso.

 

Colaboradores foram recebidos com um café da manhã na sexta-feira (29) | Foto: Igor Bastos

 

Segundo a diretora-geral da Mútua-MT, engenheira civil Marciane Prevedello Curvo, a campanha foi iniciada para ajudar os pacientes, que estão com os produtos em falta.

“Em uma conversa, me contaram que os pacientes e os familiares estavam sem produtos de higiene para o dia a dia, então iniciamos essa campanha no Crea-MT e, com a participação dos colaboradores, vamos montar esses kits e entregar à eles”, disse.

 

Sorteio de brindes | Foto: Igor Bastos

 

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma.

O câncer de próstata é silencioso e, em muitos casos, não apresenta sintomas nas fases iniciais. Quando identificados, os sinais podem incluir dificuldade para urinar, vontade frequente de urinar à noite e dores na região pélvica. A detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura, podendo atingir índices superiores a 90%.

O cuidado com a saúde é um ato de coragem e amor. O diagnóstico precoce faz toda a diferença.

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT.