Novos Conselheiros avaliam treinamento
31 de janeiro de 2019, às 10h52 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
Na última terça-feira (29/01), o Crea-MT realizou, o treinamento aos Conselheiros. Além de aperfeiçoamento constante 22 novos profissionais assumiram seus mandatos no dia 28 de fevereiro, durante Sessão Plenária. O treinamento visou preparar os novatos e atualizar os veteranos sobre as funções a eles designadas, abordando as responsabilidades no exercício de seus mandatos, sobre os principais pontos da legislação do Sistema Confea/Crea e sobre a rotina do Conselho mato-grossense. Em 2019, o Plenário do Crea-MT será composto por 42 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, indicados por entidades de classe e instituições de ensino com registro no Conselho.
O presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, durante o treinamento, além de demonstrar o acolhimento Regional aos conselheiros que estão chegando e promover a integração desses profissionais ao universo do Plenário, também teve a missão de esclarecer o papel do Conselho perante os profissionais e a sociedade. “Embora nossa fiscalização tenha avançado significativamente no ano passado, ainda temos muito que melhorar, e vocês que compõem as Câmaras Especializadas terão papel fundamental para isso”, afirmou o presidente.
Durante o treinamento que foi conduzido pelo Chefe de Gabinete da Presidência do Crea-MT, o Eng. Florestal Pericles Baiceres Schimidt, foram detalhados os processos administrativos das Câmaras bem como apresentada a organização do Crea-MT, além de procedimentos, Legislação, Sistema de Análise de Processos, Câmaras e Plenário.
“Nos foi apresentado com o que trabalharemos, em relação à organização das reuniões, convocações e a presença dos conselheiros nas reuniões de Câmaras e Sessões Plenárias etc. Também nos apresentaram o sistema de votação e distribuição de processos. Eu sugiro que nas próximas edições os novos conselheiros sejam separados por turmas dos veteranos, pois estes avançam nas discussões e não podemos aproveitar todo o conhecimento repassado”, avaliou o conselheiro suplente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangara da Serra (AEATGA), Carlos Alberto Scapini.
É a primeira vez que a engenheira Giuvania Maria Soares Lopes assume o cargo como conselheira suplente da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (Amaest), ela disse que espera aprender com os companheiros e para isso vai se dedicar. “Fiz questão de participar do treinamento pois sei que o trabalho é importante e muito minucioso. Envolve análise de processos, relatos, estudo das pautas, consultas constantes a legislações, um mundo com o qual preciso me familiarizar, mas sei eu contarei com o apoio dos colegas e vou me dedicar para fazer o melhor. O Treinamento foi muito bem-vindo pois nos deu um norte de como iniciar”, avaliou.
“O treinamento foi muito relevante, por que visou no treinamento e o esclarecimento das funções dos conselheiros, a transparência da gestão e o seu funcionamento. O Sistema Confea/Crea gira em torno de processos administrativos, e como são esses processos, a forma correta de tramitação e sua finalização, quem está de fora não tem ideia do funcionamento. Como era meu caso que assumo agora o primeiro mandato. Gostei muito e vejo que há muito o que aprender e fazer”, afirmou o Conselheiro Suplente da Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEA/MT), Isan Oliveira de Rezende.
O Conselheiro Suplente da Associação dos Engenheiros de Rondonópolis (Area) Jeferson Marques da Rosa, sugeriu que seja buscada inovação tecnológica para alcançar qualidade no resultado dos trabalhos dos conselheiros. “Pela quantidade de relatos de processos seria interessante existir um chat para comunicação direta entre os conselheiros e os assessores técnicos. Isso facilitaria a consulta de legislações e procedimentos bem como a economia de ligações e viajem, principalmente para quem reside no interior”, sugeriu o engenheiro.
A Conselheira Titular, representante e presidente da Amaest, Suzan Lannes, que já avia ocupado o cargo em meados dos anos 2000, também participou do treinamento e ressaltou que, além do objetivo principal de fiscalizar o exercício profissional, o Conselho atende outras demandas, o que mostra a importância dos profissionais do Sistema Confea/Crea para a sociedade. “É importante a colaboração dos conselheiros que são especialistas em diversos assuntos da área tecnológica e que falam sempre a mesma linguagem técnica. É importante que os conselheiros do Crea tenham disponibilidade de tempo para analisar esses processos e estudar as legislações que mudam constantemente nas discussões das demandas que a sociedade exige do Crea. O treinamento foi uma ótima iniciativa”, avaliou.
Por fim, o presidente do Crea-MT destacou que a presença maciça dos conselheiros no treinamento mostra o entusiasmo de que querem fazer um bom trabalho. E ressaltou: “Todos que estão aqui foram capacitados para que não sejam omissos na hora em que forem cobrados. Estou satisfeito com a presença e a participação de todos, pois existe essa conscientização da importância de cada uma na condução do trabalho nosso Regional”, finalizou João Pedro Valente.
*Texto: Jornalista Rafaela Maximiano e Fotos: Repórter Fotográfico Igor Bastos
Equipe de Comunicação do Crea-MT