O relato de um Conselheiro Federal

19 de dezembro de 2013, às 14h31 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nestes 03 anos (2011 a 2013) tive o prazer e a responsabilidade de representar os profissionais, engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos, técnicos industriais e agrícolas da jurisdição do Crea-MT, regional do estado que admiro e tenho orgulho.

O Confea zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas que representa, tendo ainda como referência o respeito ao cidadão e à natureza.

Estive como membro e como coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), comissão permanente do Confea que tem por finalidade zelar pela verificação e fiscalização do exercício e das atividades profissionais e pelo cumprimento do Código de Ética Profissional. Compete especificamente à Comissão de Ética e Exercício Profissional:

I – propor ou apreciar e deliberar sobre o mérito de projeto de ato administrativo normativo referente à ética e à verificação e fiscalização do exercício e das atividades profissionais; II – apreciar e deliberar sobre processos de infração ao Código de Ética Profissional provenientes dos Creas; sobre processos de infração à legislação profissional provenientes dos Creas e sobre critérios de uniformização técnico-administrativa e sobre ações voltadas à eficácia da fiscalização do exercício profissional pelos Creas; III – propor diretrizes específicas para uniformizar ações e compartilhar informações no âmbito das comissões de ética dos Creas; IV – propor diretrizes específicas para a atuação das coordenadorias de câmaras especializadas dos Creas; e VII – apreciar e deliberar sobre propostas provenientes das coordenadorias de câmaras especializadas dos Creas.

Gostaria de agradecer a todo corpo funcional do Confea, pessoas da mais alta qualificação profissional que muito contribuiu para o meu aprendizado e desempenho naquele Federal, assessores técnicos, muito obrigado conhecer vocês foi dádiva de Deus em minha vida.

Obrigado também ao corpo funcional do Crea-MT que sempre me ajudarão com assessorias brilhantes e com divulgação das atividades como Conselheiro Federal.

O Sistema Confea/Crea permite que possamos conhecer profissionais de todo país, e que seu principal papel é de fazer verdadeiros amigo.

Quero agradecer ao ex-presidente do Crea-MT o Engenheiro Civil Tarciso Bassan e ao atual presidente do Crea-MT o Engenheiro Civil Juares Silveira Samaniego, pela confiança, pela parceria, pela fidelidade em nossas ações, ao companheirismo e profissionalismo juntos aos nossos pares. Um feliz natal a todos e um ano novo cheio de realizações!

*Marcos Vinicius Santiago é Técnico em Eletrotécnica, Engenheiro Eletricista, Pós-graduao em Planejamento Educacional, em Eficiência Energética, em Sistemas de Telecomunicações e em Engenharia de Segurança do Trabalho. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso.