Orientações da semana são sobre cuidados com energia no cotidiano
8 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Desde o início da semana, a população de Mato Grosso vem sendo orientada sobre os riscos com acidentes na rede elétrica, especialmente para instalar antena de TV, soltar pipas, construir ou fazer reparos em imóveis ou, ainda, furtar energia.
A campanha faz parte da II Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, desenvolvida em todo país pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), com o tema “Energia é vida. Viva com segurança”. A expectativa é atingir cerca de 170 milhões de pessoas no país.
Ontem, em Cuiabá, uma equipe da Cemat foi para a praça Ipiranga distribuir cartilhas explicativas com dicas sobre como evitar os acidentes. Hoje, a ação será na praça Aquidaban, em Várzea Grande.
De acordo com o engenheiro de Segurança da Cemat, Heitor Galdino, a intenção é mostrar que cuidados simples, tomados no dia-a-dia, são fundamentais para evitar acidentes. “No furto de energia, por exemplo, além de ser ilegal, a pessoa corre sérios riscos de sofrer um grave acidente”.
As estatísticas do Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho da Cemat mostram que Mato Grosso está abaixo da média nacional quanto à taxa de gravidade de acidentes. O índice de mortes caiu 3,5 vezes em seis anos, ou seja, de sete óbitos, em 2000, para duas mortes em 2006.
Conforme Galdino, os acidentes são mais comuns no setor da construção civil. Em março deste ano, por exemplo, o pintor José Espancini, conhecido como “Nego”, morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto trabalhava na pintura do arco metálico da fachada de uma drogaria, na avenida do CPA.
Fonte:Diário de Cuiabá