Palestra defende mudança de postura no Sistema

12 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Fonte:Confea

A primeira atividade do Encontro de Lideranças / Seminário de Intergração aconteceu na manhã de segunda-feira, 12 de março. Trata-se da palestra Resistência e Modernização proferida pelo empresário César Souza. Os coordenadores de Câmaras Especializadas e presidentes das Entidades Nacionais foram o principal alvo da apresentação.

A resistência ao novo foi o principal tema da palestra. Segundo Souza, os profissionais tendem a se apegar a uma “zona de conforto” que os impede de enxergar as possibilidades que uma grande mudança pode trazer. O palestrante afirmou que certas pessoas admitem a necessidade da mudança, porém dizem ser limitadas pelo governo ou pela empresa concorrente, quando o obstáculo para mudar se encontra na própria pessoa ou empresa. “É muito fácil colocar a justificativa nos outros”, defendeu Souza.

Ele acredita que o sistema só será reconhecido pela sociedade e pelo universo profissional como uma instituição a serviço do bem-estar dos brasileiros quando admitir uma mudança de atitude. “O Planejamento Estratégico do Confea não vai sair do papel se não houver uma mudança de postura”, ressaltou. Para Souza, o Confea deve adquirir uma política de formação de líderes. “Líder não é cargo”, afirmou o empresário. “Um líder pensa em formar uma equipe de líderes de diversos patamares. Aquele que comanda apenas a sua equipe não é líder, e sim, chefe”, explicou.

César Souza ajudou na internacionalização da organização brasileira Odebrecht e foi vice-presidente dela em três países (Estados Unidos, Portugal e Angola). Souza foi citado pela revista Exame como um dos cinco palestrantes mais requisitados do Brasil. Ele é autor de Você é do Tamanho de seus Sonhos e O Momento da sua Virada.

A palestra foi encerrada com apresentação de Laura Elion e Edson Arcanjo, que interpretaram a música Amanhã de Guilherme Arantes. O Encontro de Lideranças / Seminário de Integração vai até sexta-feira, dia 16 de março.