Palestrante enfatiza importância da Engenharia de Custos durante lançamento de livro na AL

30 de setembro de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na noite da última segunda-feira, dia 28 de setembro, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, aconteceu um workshop com o presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, Paulo Roberto Vilela Dias e o lançamento de seu livro “Novo Conceito de BDI”.

O deputado estadual Ademir Brunetto (PT) abriu o evento ressaltando a importância de um bom planejamento orçamentário e detalhado para a realização de uma obra, principalmente neste momento em que os investimentos imobiliários encontram-se em franco crescimento.

Também compôs a mesa de autoridades, na solenidade de abertura do evento, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Tarciso Bassan, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil – Sinduscon, Julio Flávio Pires de Miranda e o presidente da Federação das Entidades de Classe do Sistema Confea / CREA, Juarez Samaniego.

De acordo com Bassan, cada obra tem uma concepção e por conta de projetos mal elaborados, os orçamentos deixam a desejar. “A Engenharia de Custos tem como papel fundamental garantir o preço socialmente justo para as obras.”, destacou o presidente do CREA.

Durante a palestra, Paulo Vilela apresentou a Engenharia de Custos como uma ciência que deve ser estudada conscientemente. “Um engenheiro não tem condições de afirmar que pode elaborar o orçamento detalhado de uma obra sem antes ter vivenciado uma obra”.

O autor do livro “Novo Conceito de BDI”, baseia-se no fato de que até o ano de 1993 as obras públicas licitadas eram marcadas por preços elevados, pois não havia definido um preço de referência da licitação e em conseqüência os lucros dos construtores eram até abusivos. Depois de 1993, a Lei das Licitações exigiu que o edital apresentasse o preço de referência admissível e hoje, as contratações acontecem dentro dos limites aceitáveis, o que baixou bastante o lucro das construtoras, seguindo uma tendência do mundo globalizado.

“Em uma obra, seja ela a construção de uma barragem, uma estrada ou um estádio de futebol, devem ser calculadas todas as variáveis dos custos que aplicada em uma fórmula resulta no BDI (Benefícios de Despesas Indiretas), que somada aos custos programados nos fornecem um valor muito próximo ao valor real do custo total”, explicou Paulo Vilela.

Segundo o autor, a sua motivação para escrever este livro e ministrar palestras sobre Engenharia de Custos em todo o Brasil é a sua filha que se formou há pouco tempo no curso de engenharia. “Quero que minha filha tenha a oportunidade de ser uma profissional atuando num mercado sério”.

A palestra foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e deverá ser reprisada ainda esta semana, no canal 30 da TV aberta e no canal 16 da TV fechada.

*Assessoria AL