Palestras oferecidas pela 77° Soea atrai conselheiros, inspetores e estudantes

20 de outubro de 2022, às 10h12 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Conselheiros, profissionais do Sistema Confea/Crea, inspetores e membros do Crea Júnior Mato Grosso marcaram presença nas palestras e painéis realizados durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), que ocorreu em Goiânia (GO), entre os dias 04 e 06 de outubro.

Os três dias do evento contaram com programações repletas de palestras, painéis, minicursos e atrações culturais. Ao todo, 46 temáticas foram apresentadas por mais de 100 palestrantes e moderadores; houve ainda quatro minicursos do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), além da apresentação dos 24 trabalhos selecionados; 21 atividades na Ilha Inovação e nove na Arena; 12 atrações na ExpoSoea.

Dentre essas, destacou-se a palestra “O algoritmo da vida”, conduzida pelo arquiteto de sistemas e curitibano, Jac Fressatto. Ele foi o responsável por criar o primeiro robô cognitivo gerenciador de riscos hospitalar do mundo, batizado com o nome de Laura. O robô foi desenvolvido após a morte da filha dele, em 2010, vítima de sepse, mais conhecida como infecção hospitalar. Laura é um software que lê informações dos pacientes e emite alertas enviados à equipe médica. A meta é chamar a atenção para os riscos de infecção generalizada e gerenciar o quadro dos que já apresentam casos de deterioração.

Houve ainda a palestra “Startups – Uma realidade na Engenharia e na Agronomia”, ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Startups, autor do livro “10 Mil Startups” e CEO da Sirius: Escola de tecnologia e futuro, Felipe de Matos. Na oportunidade, o palestrante falou sobre a importância da mudança de mentalidade para viver e empreender nos dias atuais, em constante transformação digital.

Os participantes da 77ª Soea também lotaram a sala 1 para assistir ao painel “Desastres Naturais: a importância da prevenção e da gestão de riscos”, moderado pela geóloga Marjorie Cseko Nolasco, conselheira federal suplente e professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia.

O painel em questão contou com a apresentação de três palestras, sendo: “Responsabilidades nos desastres naturais”, ministrada pelo eng. minas Regis Wellausen Dias, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (Abremi); “Riscos geológicos em áreas turísticas: caso de Capitólio”, conduzida pelo geólogo Fábio Reis, professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), com a palestra; e “A importância da governança da gestão de riscos e de desastres”, apresentada por Ronaldo Malheiros Figueira, assessor técnico da Prefeitura do Município de São Paulo/Sigesp-Febrageo.

O inspetor do Crea-MT em Tangará da Serra, eng. civil Allan Moraes, marcou presença na palestra “Mobilidade Urbana: a engenharia de tráfego e o planejamento urbano sustentável”, conduzida pelos engenheiros civis Rubens Ramos e Henrique Luduvice, e pelo secretário de Transportes e Mobilidade do Distrito Federal, Valter Casimiro. Na oportunidade, ganhou destaque a discussão sobre vias de mão única e dupla.

“Recentemente, em Tangará da Serra (MT), tivemos o desafio de mudar o sentido de uma via que era mão dupla, para sentido único. Se tratava de uma via estreita, com estacionamento nos dois sentidos e que servia de artéria muito importante para a cidade, com muito comércio e empresas em vários ramos. Foi feito um estudo de viabilidade sobre a via e realmente vimos que a rua não suportava mais o tráfego nos dois sentidos, com isso fizemos as alterações para sentido único “Centro/Bairro” para dar mobilidade na via e evitar possíveis acidentes e, nas duas vias paralelas, foi realizada a implantação de sentido único “Bairro/Centro” resultando em mais segurança aos condutores e pedestres”, exemplificou Allan.

Para o conselheiro e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho (CECAS) do Crea Mato Grosso, eng. civil Darci Lovato, a 77ª Soea foi uma excelente oportunidade de aprendizado e integração entre os profissionais do Sistema de todo o país.

“Foi uma oportunidade de estar se atualizando com os temas de interesse da engenharia no contexto nacional. As palestras realizadas foram de alto nível, de muita qualidade, assim como o contato com profissionais e líderes do Sistema de todo o país. Foi um evento bastante exitoso e Mato Grosso teve uma agregação que foi bem representada e participativa”, destacou Darci.

Sarah Mendes sob supervisão e fotos Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)