Para empresas, problemas são estradas ruins

12 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Trinta e cinco linhas regulares são feitas por empresas de transporte alternativo rodoviário em Mato Grosso. Os empresários do segmento afirmam que os acidentes registrados nas últimas semanas são fatalidades pontuais, que raramente acontecem, e que as péssimas condições das estradas são os principais problemas dos motoristas.

“A imprudência pode acontecer, mas não é porque o condutor está em uma van. O motorista imprudente pode estar dirigindo qualquer veículo, até mesmo um ônibus grande”, pontua o proprietário da empresa de transporte alternativo Rony Tur, Walter Dantas.

Os buracos nas estradas são apontados como a principal dificuldade na atividade. “Tem estrada em que você escolhe qual o buraco menor para passar. É um problema sério, mas foge da nossa competência”, fala a presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado (Ager), Márcia Vandoni.

A Pesquisa Rodoviária da Confederação Nacional dos Transportes 2007 mostra que Mato Grosso está entre os estados com a pior malha viária do país. Por isso, na reestruturação prevista para o transporte intermunicipal em 2009, a Ager estuda a possibilidade de utilizar os microônibus em linhas alimentadoras e retirá-los da rodovia, já que os veículos são mais frágeis que ônibus grandes. (KR)

Fonte:Diário de Cuiabá